Eu sou natureza

O projeto “Eu sou Natureza” vem com o propósito de gerar impactos positivos em crianças e jovens da rede pública de ensino da cidade de Salvador/BA, atuando nas escolas em comunidades vulneráveis selecionadas, desenvolvendo saberes, através a construção de valores, posturas e atitudes de cidadania, capazes de intensificar o conhecimento de que somos parte do meio ambiente, e desse processo, o aluno adquirir um conhecimento critico que o direcione na conservação do meio em que vive, ajudando na aquisição da sua cidadania. Através da mobilização de alunos, familiares e professores da escola, o projeto se propõe, antes de mais nada, a colaborar para que um novo significado seja dado ao ambiente escolar, transformando-o em um espaço vivo, de interações e construção de conhecimento colaborativo. Dentre as ferramentas pedagógicas, serão usados materiais multimídia, atividades de registro e observação do entorno, dinâmicas que envolvam experiências de exploração do brincar e imaginar, etc.
Problema que resuelve su propuesta
Boa parte da população não assume comportamentos de cuidado porque sequer tem acesso a informação correta e de qualidade. Neste contexto, pode-se afirmar que a abordagem da temática da educação ambiental no ambiente escolar incentivará esta geração a crescer sensível as questões socioambientais e culturais. O projeto “Eu sou Natureza” procura solucionar, em caráter piloto, o problema da ausência da Educação Ambiental de forma lúdica e estruturada em escolas públicas de comunidades vulneráveis em Salvador/BA, contribuindo também para a ampliação do acesso à cultura e ao conhecimento, de forma inovadora, criativa e inclusiva, para amenizar o impacto advindo das medidas necessárias adotadas para o enfrentamento do novo coronavírus, notadamente a necessidade de isolamento e distanciamento social para o público alvo. Sendo assim, o projeto tem uma função social, econômica e ambiental no fomento o acesso ao conhecimento e na promoção da arte, criatividade e cultura.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Contribuir para dinâmica da produção e da sustentabilidade, inclusive econômica e social, a fim de garantir a continuidade da formação e difusão cultural e artística, conhecimentos sobre meio ambiente, a preservação dos direitos culturais da população na sua forma de se expressar e de se reconhecer em bens culturais e artísticos; Resgatar a história, fortalecer as práticas comunitárias sustentáveis, envolver as famílias reconhecendo o patrimônio cultural e ambiental local; Reafirma o valor e a importância da inclusão de vários grupos sociais e etários na construção da identidade cultural e da memória das sociedades; Produzir olhares sobre o viver; Fornecer educação Ambiental de forma lúdica e estruturada em escolas públicas de comunidades vulneráveis; Senso de pertencimento e observação crítica da localidade onde vive; Resgatar a história, fortalecer as práticas comunitárias sustentáveis, envolver as famílias reconhecendo o patrimônio cultural e ambiental local; Reeducação de hábitos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Sou engenheiro ambiental e sanitarista, mestrando em Ecologia aplicada a gestão ambiental e pós-graduando em Gerenciamento Ambiental. Desenvolvo meus trabalhos com proposito de gerar impactos positivos em rede, auxiliando no desenvolvimento sustentável e na conservação do meio ambiente. Sendo assim, construindo ações e projetos com atitudes economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis. Acredito que todos nós somos agentes de transformação capazes de gerar impactos socioambientais positivos. Sustentabilidade não é um ponto de chegada, é um caminho que se percorre. A Educação ambiental é a base para o engajamento do impacto positivo socioambiental, ela introduz o homem ao seu papel social e desse processo ele adquire um conhecimento critico que o direciona a conservação do meio em que vive, ajudando na aquisição da sua cidadania.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 4: Educação de qualidade

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Eu sou natureza"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Robert Gomes a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá Robert, sou Helena, socióloga, trabalho na Ashoka e serei sua mentora. Que bom que você esteja participando desta iniciativa. Sua ideia é muito interessante. Você menciona não haver educação ambiental nas escolas públicas que atendem as populações vulneráveis em Salvador. Seria importante você descrever esta realidade: quais são estas comunidades, porque as caracteriza como vulneráveis, quais são seus contatos com as escolas. Com base neste melhor diagnóstico, você poderia descrever como as escolas e as comunidades poderiam se interessar pelo seu projeto. E, então, avançar em como ele poderia ser implementado, de onde viriam os recursos, como se sustentaria em médio prazo. Te desejo muito boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Helena, é um prazer está participando. Eu devo responder esses pontos que você solicitou aqui pelos comentários ou devo ir organizando em um arquivo para posterior apresentação? Obrigado!
Responder
Reportar
hace 2 años
Robert, você pode incorporar as novas informações no formulário mesmo. Você pode, por exemplo, aprofundar a resposta em algumas seções específicas. Assim, as pessoas que irão avaliar poderão considerar tais informações :)
Responder
Reportar
hace 2 años