SOLidare - inovação e transformação social

Promover oficinas criativas para a produção/comercialização de sabão ecológico reutilizando óleo de cozinha, trabalhando com mulheres em situação de vulnerabilidade social, residentes na periferia de São Paulo, em sua maioria mães, negras e chefes de família. Com o objetivo de: promover o desenvolvimento comunitário e humano;gerar trabalho e renda, reduzindo os danos econômicos e de saúde causados pela pandemia COVID-19 na periferia;estimular o empreendedorismo feminino nesses territórios; apresentar e desenvolver práticas de sustentabilidade, conscientizando a população local; estimular o engajamento social, com a integração de diferentes atores da sociedade por meio de um intercâmbio social, fazendo a chamada para que jovens universitários abracem a causa e atuem nas comunidades como membros da rede solidare, compartilhando os seus saberes;difundir práticas de cuidado coletivo em prol do bem viver, contribuindo com o bem estar das pessoas envolvidas.
Problema que resuelve su propuesta
Resolve o problema da pobreza extrema e insegurança financeira, potencializada principalmente na pandemia, uma vez que as periferias das cidades foram e estão sendo as mais afetadas com a crise sanitária mundial que estamos passando. Além de impactar no meio ambiente, contribuindo para a diminuição da poluição das águas com óleo de cozinha, dando um destino correto ao material, utilizando-o como matéria prima num produto ecológico. A proposta apresentada, traz consequências a níveis sociais e ambientais, afetando toda a sociedade: como: aumento nos níveis de educação e conscientização acerca do descarte e reutilização do óleo de cozinha, da problemática do plástico atualmente e o quanto ela afeta os oceanos. A importância na resolução deste problema se apresenta na urgência em oferecer ferramentas que garantam melhores condições de vida às pessoas que residem nesses espaços, oportunizando trabalho e renda para a realização dos seus sonhos. Reduzindo os danos econômicos e de saúde
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Geração de renda, autonomia e empoderamento de cada mulher beneficiada com a proposta. O que resulta em mudanças sociais significativas, com a diminuição da pobreza nesses territórios.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Por que sou uma moradora dessa casa (planeta) e como agente de transformação, alinhada com os princípios de desenvolvimento sustentável, estou comprometida com o processo de regeneração da Terra planeta que vem por anos sendo degradado pelo Homem. Quero pode contribuir para que as próximas gerações possam usufruir com consciência das belezas e riquezas naturais e viver numa sociedade mais justa, humana e igualitária.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 1: Sem pobreza
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SOLidare - inovação e transformação social"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Vanessa a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá Vanessa, Fiquei feliz em conhecer sua iniciativa, ela é gerada a partir da responsabilidade social. Gostei que você queira vincular a academia a comunidades vulneráveis, isso pode criar laços de solidariedade muito interessantes para ambas as populações, mas acima de tudo, dá ao projeto a possibilidade de crescer em outros aspectos, que não são apenas a produção de sabão, mas também educação financeira e até marketing para aumentar suas chances de renda e passar do trabalho autônomo para o empreendedorismo.
Responder
Reportar
hace 2 años
Oi, Vanessa! Fico feliz também que você tenha gostado e mais ainda por ter realmente captado a essência da iniciativa que visa realmente esse desenvolvimento em outros aspectos também como educação financeira, marketing e vendas. Muito grata por seu retorno.
Responder
Reportar
hace 2 años