TURISCLIMA, GESTÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS

O presente projeto desenvolvido no âmbito do Ecoturismo desenvolvido em áreas ambientais, apresenta uma proposta de criação de um sistema de Alerta de Riscos Ambientais que trará subsídios para o turista e os profissionais do Turismo no momento da prática do Ecoturismo no Brasil. A proposta é focada em alertar o turista sobre quais são os riscos e possíveis desastres ambientais existentes, viabilizando a informação do quanto esses riscos podem afetar a prática do turismo, além de buscar contribuir para a manutenção do local, de acordo com as normas e políticas de conservação da área, implementada pelos órgãos competentes e pelas as administrações municipais, estaduais e federais. Dessa forma, o desenvolvimento do presente trabalho se deu a partir de informações provenientes, principalmente, de referências como os órgãos públicos que buscam sempre a proteção, preservação e conservação das áreas naturais, sendo eles, o CEMADEM, INMET, INPE, NOAA e o CONAMA.
Problema que resuelve su propuesta
A ideia é fazer com que as barreiras contra a inclusão sejam quebradas e que as unidades de conservação – espaços de natureza tão bela e diversificada – estejam em condições de atender a esse público que, infelizmente, mesmo nos tempos de pandemia no Brasil. Aproximando a sociedade dos bens naturais que os estados do Brasil possuem, da imensidão verde, dos mares, rios e cachoeiras é, além de uma estratégia de conservação, uma questão de cidadania. Com isso, o sistema TurisClima busca possibilitar que todas as pessoas possam frequentar as UCs e admirar as paisagens, caminhar pelas trilhas, ouvir o canto dos pássaros, os sons da natureza, as fisionomias únicas de cada região.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A presente metodologia de avaliação ambiental tem a expectativa de contribuir para a efetiva implementação das políticas públicas ambientais em nível federal, bem como para a internalização das questões ambientais em programas, planos, projetos e ações que visem o desenvolvimento cultural, social, econômico, político e ecológico dos estados do Brasil. Por meio de Questionário Online de Avaliação de Gestão Ambiental, Processamento Geoespacial, Registro de Ocorrências em Áreas de Visitação e a Mitigação dos Riscos Ambientais. Pretende-se ter uma “fotografia” estanque da situação atual em que se encontram os estados no que concerne às políticas ambientais, gestão das áreas protegidas, gestão do uso e ocupação do solo e um dos instrumentos de gestão: Educação Ambiental. O questionário propõe-se a coletar informações em âmbito federal e para validação das respostas haverá autenticação criptografada.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
LEVANDO EM CONTA OS ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E GEOGRÁFICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PROVOCOU UM GRANDE DESAFIO DE ESTRUTURAR COM A INTENÇÃO DE ALERTAR, GERIR E MITIGAR OS RISCOS. O SISTEMA TURISCLIMA SERÁ DISPONIBILIZADO PARA O PÚBLICO DE TODO O BRASIL COM INTERESSE EM DESENVOLVER ATIVIDADES TURÍSTICAS.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "TURISCLIMA, GESTÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a José Luis Gonçalves a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Olá José Luis, esta iniciativa que você propõe é muito interessante porque pode estar preenchendo um espaço vazio entre as autoridades e o público. Gostaria apenas de saber como pretende abordar o público turístico que visita as zonas. Além disso, gostaria de perguntar a você, você tem aliados locais para transmitir as informações?
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Vanessa C Vargas, pretendo ofertar vias redes sociais ou estar oferecendo para o Governo dos Estados e as Prefeituras para que a gama de abrangência de turistas seja maior! Aliados ainda não tenho estou em busca de patrocínio inclusive, perante a isso eu estou escrevendo o projeto mais para divulgá-lo, afim de mostrar para as pessoas em geral! Apresentei esse projeto em um congresso Internacional de Portugal na semana passada em que tive o prazer de sanar as dúvidas e curiosidades sobre o projeto! Caso tenha mais alguma dúvida pode me cantactar por aqui ou pelo e-mail goncalveszacariasjunior@gmail.com ou telefone +55 21 975287134.
Responder
Reportar
hace 2 años
¡Muito obrigado José Luis pelas suas respostas!
Responder
Reportar
hace 2 años