Revolusolar - Energia que vem da Favela

Promovemos o desenvolvimento sustentável de comunidades de baixa renda, através da energia solar. Desde 2015, já instalamos 3 sistemas individuais, além da primeira cooperativa de energia solar em favela do Brasil, nas favelas Babilônia e Chapéu Mangueira. Queremos ainda que as favelas onde atuamos sejam vistas como referência em inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e pólos de geração de energia sustentável para as cidades. Para isso, elaboramos uma metodologia própria, o Ciclo Solar, onde trabalhamos em 3 frentes: geração distribuída e eficiência energética, formação profissional em eletricidade e instalações solares e educação ambiental infantojuvenil. As instalações são realizadas, operadas e mantidas pelos profissionais formados pela Revolusolar. E essa capacitação, aliada à educação infantojuvenil, promove o envolvimento da população local em todas as fases do projeto. Nossas frentes de atuação estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto atua diretamente com a população das comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. A visão é que cresça para outras comunidades do Brasil e América Latina. As comunidades em que atuamos têm fortes dificuldades de pagarem um alto preço pela conta de luz, enquanto recebem um serviço de má qualidade. As tarifas de energia elétrica subiram 106% na última década no Rio de Janeiro, muito acima da inflação no período. Essa situação provoca um sentimento de injustiça e impotência na comunidade. A Revolusolar busca promover uma transformação social neste paradigma viabilizando a energia solar para aqueles que mais precisam. Outro ponto de dor na comunidade é a falta de oportunidade de empregos que também causa o sentimento de frustração e marginalização. Ambos os problemas têm uma perspectiva de crescer caso não haja intervenções.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A instalação de energia solar na comunidade promove a geração distribuída de energia sustentável e acessível. Esse modelo, além de fomentar uma matriz energética mais limpa, possibilita que a população vulnerável tenha reduções de até 90% na conta de luz. Como consequência, os moradores podem reinvestir recursos para melhorar a qualidade de vida. Além disso, a energia solar é líder em geração de empregos e renda dentre as energias renováveis. Com isso, buscamos também a formação de uma equipe local capacitada para instalar e fazer a manutenção dos sistemas, proporcionando autonomia local. Tendo em mente a promoção da conscientização ambiental e sentimento de cuidado com a comunidade, investimos ainda em ações de educação infantojuvenil que além de engajar as crianças, ainda atingem suas famílias através de seus filhos e netos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
O projeto além de ter uma forte atuação social, ainda possui um grande engajamento ambiental na medida que é uma ação direta para a redução de emissão de gases de efeito estufa. Vale ressaltar que ⅔ da emissão desses gases é oriunda da produção e consumo energético. Na produção, essas emissões estão diretamente relacionadas a queima de combustíveis fósseis, ao qual trazem diversas consequências ambientais negativas, como: poluentes atmosféricos, impactos na saúde humana, aumento do efeito estufa o que implicam em aumento da temperatura global, mudança climática, chuvas ácidas e acidificação do oceano. Ao incentivar o uso da tecnologia fotovoltaica, estimulamos uma energia limpa, com geração própria e zero emissões. Com isso, visamos fortalecer as causas ambientais, evitando problemas como os citados. Por isso, atuamos convictamente para o alcance dos ODS 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança global do clima).
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 7: Energia acessível e limpa
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Revolusolar - Energia que vem da Favela"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Revolusolar a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario