Bio Arquitetura e Engenharia Consciente

Somos um coletivo de arquitetura e engenharia que se conheceu durante um trabalho voluntário, ocorrido ainda durante nosso período de faculdade, enquanto estávamos a construir uma escola autônoma Mbya Guarani, dentro de uma aldeia que estava enfrentando processos de retomada de suas terras. Após a finalização de nossas graduações, nos unimos para abrir um escritório que pudesse levar a arquitetura e a engenharia de forma consciente, para as pessoas que estão na busca por uma vida verdadeiramente mais saudável. Paralelamente à isso, criamos uma forma de seguir apoiando as necessidades que seguiram surgindo por parte dos povos indígenas. Sabendo de suas vulnerabilidades, a cada projeto fechado com clientes que possuem recursos financeiros, os convidamos a investirem em um fundo de apoio aos povos originários, para que possamos seguir com força de apoio e sustentabilidade à todos(as). A aldeia Anhetenguá está atualmente em fase de construção, de um local sonhado pelo cacique da aldeia.
Problema que resuelve su propuesta
As inadequadas condições de vida, presenciadas por povos originários de diversas localidades do Rio Grande do Sul/BR, afetam à vida como um todo, pois desperdiçam os saberes compatíveis com as características do meio em que vivemos. Os comportamentos advindos com a colonização, nos distanciaram das práticas de vida que podem ser suportadas pelo ambiente em que estamos inseridos(as), e ao repetirmos estes comportamentos, estaremos continuamente desvalorizando o meio natural e consequentemente degradando a biodiversidade. Resolvendo este problema, ao oportunizarmos melhores condições de vida aos povos originários, estaremos apoiando a preservação de todos os meios locais de vida, para então podermos desfrutar de hábitos de rotina verdadeiros e capazes de reconhecer o que de fato necessitamos para viver bem e prosperar.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Compreendemos que o motivo pela qual degradamos o ambiente em que vivemos, deve-se ao fato de termos nos desconectado dos saberes e valores vitais ao ser humano. O envolvimento de nosso coletivo com os povos originários tem nos permitido perceber a importância de valorizarmos os saberes ancestrais. Enquanto nos apoiamos mutuamente, a partir de atividades participativas e que prezem pelas demandas levantadas pelos(as) próprios(as) indígenas, estamos oportunizando condições que favoreçam a prática do modo de vida destes grupos, que é naturalmente conectada à proteção da natureza. O serviço que dedicamos aos povos originários busca fomentar a resiliência, pois enquanto fortalecemos um modo de vida que compreende que a preservação do meio em que se vive é a preservação de si mesmo(a), estaremos a retomar um meio de vida capaz de priorizar a vida. As mudanças positivas deste movimento resgatam estas culturas essenciais, enquanto podemos melhorar nossas referências de modo de vida.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Nosso coletivo está essencialmente comprometido com atividades que preservem a biodiversidade e valorizem os saberes ancestrais. Acreditamos que podemos habitar locais materializados de forma saudável, com técnicas que fortaleçam a autonomia e o não desperdício dos elementos e das forças da natureza, para que desta forma possamos reverberar meios resilientes e sustentáveis de agir. Enquanto compreendermos que todas as nossas escolhas impactam de alguma forma o meio em que vivemos, poderemos seguir buscando por modos capazes de suprir nossas necessidades e que ainda assim estejam respeitando e preservando o meio ambiente.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 3: Boa saúde e bem-estar
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Bio Arquitetura e Engenharia Consciente"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Yapó Arquitetura Consciente a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario