Projeto ECOarentena

O Projeto ECOarentena trabalha para democratizar e ampliar os espaços científico e socioambiental. Nossas atividades têm enfoque na divulgação de informações de temas relacionados à ciência, educação e meio ambiente através de artigos, posts e, sobretudo, bate-papos virtuais abertos ao público com ativistas e pesquisadores. Nossos valores são o diálogo horizontal, a acessibilidade e a democratização do conhecimento. Cremos que uma educação participativa e emancipatória seja o caminho para mudanças de hábitos para com o meio ambiente. O fomento e a defesa da causa ambiental, focados no engajamento social jovem, são primazia em nossas atividades, pois sabemos que, ao explorar a participação das pessoas, o projeto colabora para a construção de uma cidadania plena. Por meio das dinâmicas desenvolvidas, o ECOarentena auxilia na estruturação de uma educação engajada e ativa, onde todos têm acesso às ferramentas e informações necessárias para exercerem seus deveres e exigirem seus direitos.
Problema que resuelve su propuesta
Fake news e a falta de acesso a informações seguras e de qualidade são problemas atuais que afetam a nossa sociedade, principalmente as classes mais baixas; ainda mais em tempos em que o negacionismo é crescente, inclusive por parte do governo. Desinformação e políticas negacionistas podem guiar negativamente as atitudes de diversas pessoas e, inclusive, levar à morte, como atualmente na pandemia de COVID-19. A facilitação do acesso à conteúdos socioambientais, educacionais e que auxiliam na formação de uma cidadania plena são pontos centrais de nossas ações em prol da democratização de conhecimentos e mudanças socioambientais. Quanto maior o acesso à informações confiáveis, maior a emancipação e empoderamento social. Ademais, nosso conteúdo alcança jovens e adultos de todo o Brasil e amplia seu alcance a cada dia.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Desinformação, fake news e acesso desigual a meios de comunicação e à internet são problemas inerentes à sociedade atual; ainda mais quando a esfera de informação é a científica. O ECOarentena democratiza conhecimentos sobre temas socioambientais de forma simples e gratuita, acreditando que o acesso à informação é emancipatório e auxilia na construção de cidadãos conscientes de seus impactos socioambientais. Ademais, acreditamos que a educação é o único caminho para mudanças de hábitos e costumes com relação ao meio ambiente. Quanto mais pessoas alcançamos, maior a transformação. A construção de redes de trocas em diferentes projetos também permite o engajamento pela causa socioambiental desde cedo. Até o momento, realizamos 76 bate-papos com especialistas sobre diversos temas, cerca de 1720 participações totais nas rodas de conversa, 213 inscritos, 63 papos disponíveis e mais de 120 horas de conteúdo no Youtube e 10 horas no Spotify, além de 1462 pessoas acompanhando no Instagram.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Como jovens, a preocupação com o futuro faz parte das nossas vidas e elemento fundamental na motivação de mudanças estruturais. O sistema socioeconômico ao qual estamos inseridos e a forma com que o ser humano tem interagido com a natureza já apontam como estamos seguindo na direção errada da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e os oceanos. Observamos de perto as consequências da negligência ambiental planetária e, a cada dia que passa, vemos o aumento de extinções, refugiados climáticos, pandemias e negacionismos. Ficar omissa frente ao descaso socioambiental, que recai principalmente em populações em situação de vulnerabilidade, não é uma opção. Além disso, precisamos criar laços entre a academia e a sociedade. As alternativas para resolução das problemáticas dos oceanos e do meio ambiente estão na união de diferentes saberes, quanto mais cedo conectarmos esses dois pontos, mais efetiva é a busca por alternativas; e é com esse objetivo que o ECOarentena foi idealizado.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 4: Educação de qualidade

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto ECOarentena"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Mayumi a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Parabéns pela iniciativa!!
Responder
Reportar
hace 2 años