AQUAPÔNIA: Desenvolvimento Rural Sustentável

O contexto da proposta sobrevém no fortalecimento das ações produtivas do tempo comunidade enfatizada atráves do Projeto de formação do curso Técnico em Agroecologia – Eixo Recursos Naturais, ministrado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, no âmbito do campus Ibimirim/PE, no Semiárido brasileiro, que é uma região que consequentemente sofre com a escassez de água o que impossibilita a garantia da soberania e segurança alimentar, nutricional e econômica. A proposta visa implantar cinco sistemas Aquapônicos, como alternativa de produção sustentável no cultivo de vegetais integrado à criação de peixes, agregado um sistema de geração de energia limpa através de placas fotovoltaicas e associado ao sistema um galinheiro idealizado para diversificar a segurança alimentar através da produção do ovos e da carne.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Diante a proposta, o cultivo aquapônico é uma alternativa de grande importância nas regiões semiáridas como uma de suas vantagens é utilizar menos água do que o cultivo convencional no solo, haja vista que é um método de produção sustentável viável a melhoria das atividades produtivas da população que sofrem privações de subsistência, o que afeta a qualidade de vida e dificulta a permanência da população na região. Nesse sentido, de forma contextualizada estaremos resolvendo o desperdício dos recursos hídricos, da Falta de educação e conscientização sobre o cuidado de uma alimentação saudável livre de agrotóxicos, a falta de conhecimento sobre hábitos agroecológicos.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Contribuir positivamente de forma sustentável nas ações das atividades produtivas do tempo comunidade do curso técnico em Agroecologia, são mais de 150 jovens atualmente em curso, os quais são comprometidos com a agroecologia e a sustentabilidade de suas localidades, diante as ações do tempo comunidade do curso, e visando desenvolver competências e habilidades no fortalecimento da agroecologia, através de ações produtivas buscamos qualificar a segurança alimentar e nutricional.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
1- Agricultura - Fome zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) / Trabalho Decente (ODS 8) /Comunidades Sustentáveis (ODS 11).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
Por sua vez, os sistemas aquapônico tem demonstrado ser uma alternativa social altamente viável de produção agroecológica sustentável, assim como de preservação dos recursos hídricos, através do seu sistema de recirculação de água e nutrientes, mostrando-se ser uma excelente alternativa de aproveitamento da água, diminuindo significativamente os impactos além de consistentemente representar uma forma de uso racional da água, aproximando a atividade aos princípios da sustentabilidade, revela-se ser uma tecnologia inovadora com o potencial de estimular a alimentação saudável das famílias do região do semiárido.
Nombre y apellido representante del equipo
Cícero Manoel Gonçalves dos Santos
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "AQUAPÔNIA: Desenvolvimento Rural Sustentável"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Cícero Manoel Gonçalves dos Santos a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Ótima proposta alternativa de produção sustentável de convivência com o semiárido, jovens realmente comprometidos!
Responder
Reportar
hace 4 años