TCV Carboximetilcelulose

Nossa proposta é desenvolver um processo de reciclagem para um resíduo sólido industrial que ainda não possui solução. Esse resíduo é a tripa de celulose vegetal (TCV), ela é é um tipo de tripa artificial que possui forma cilíndrica ou tubular e é utilizada apenas para dar formato a embutidos durante o cozimento. Na maioria dos casos, a TCV é descartada pelo fabricante do embutido antes da venda dele ao consumidor final, o que a caracteriza como um resíduo sólido industrial. Atualmente, esse resíduo é enviado para aterros, o que além de não agregar valor econômico à TCV, também gera um alto custo ao setor de embutidos e, consequentemente, ao meio ambiente. Entretanto, a TCV apresenta um alto teor de celulose em sua composição. Dessa maneira, a nossa proposta visa purificar a celulose presente na TCV e emprega-la como matéria-prima no processo de produção de um derivado celulósico. Esse derivado celulósico é a carboximetilcelulose (CMC), substância muito utilizada na indústria moderna.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Tendo em vista a relevância do setor de celulose no mercado, a importância de agregar valor a resíduos sólidos industriais e as tendências de melhoria das empresas, o problema que está sendo resolvido é o descarte da tripa de celulose vegetal como um resíduo sólido industrial em aterros, o que causa uma enorme perda de um material que poderia ser reciclado e gera um impacto negativo ao meio ambiente que poderia ser evitado. Sendo assim, a iniciativa desenvolve uma alternativa de reciclagem para a tripa de celulose vegetal, utilizando a celulose presente nela para o desenvolvimento de um derivado celulósico, a carboximetilcelulose. Essa iniciativa além de inserir a tripa de celulose vegetal, material que atualmente é tratado como um resíduo sólido industrial, em um novo ciclo de produção, também diminui o uso de matérias-primas nobres como a celulose, o que é de grande interesse na atualidade.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
O impacto positivo que a nossa iniciativa tem é a reciclagem de um resíduo sólido industrial, que até então não tinha solução e era descartado em aterros, e a diminuição do uso da celulose extraída de vegetais, através do reaproveitamento da celulose que está presente na tripa de celulose vegetal para o emprego como matéria-prima no processo de produção da carboximetilcelulose (CMC). Dessa maneira, contribuindo com a preservação do meio ambiente e reduzindo os custos de produção da CMC.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
3- Materiais sustentáveis – Consumo Responsável (ODS 12) / Luta contra a Mudança do Clima(ODS 13) / Vida submarina e ecossistemas terrestres (ODS 14 e 15).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
Após realizar uma análise da dinâmica da indústria de carborximetilcelulose (CMC), lançamos a TCV Carboximetilcelulose. Esse empreendimento é inovador pois visa produzir uma CMC mais barata do que as já existentes no mercado e, o melhor de tudo, SUSTENTÁVEL. A matéria-prima que utilizamos em nosso processo produtivo é reaproveitada de um resíduo sólido industrial que ainda não apresenta solução. Além disso, por reciclar esse resíduo, nosso processo é mais simples, apresentando menos etapas do que os processos de obtenção de CMC já existentes. Nos processos já existentes, primeiro é necessário fazer a extração da celulose de origem vegetal, a qual, na maioria dos casos, é feita através do processo Kraft, onde a celulose é separada do restante da matéria vegetal e é branqueada, se tratando de uma atividade produtiva bastante dependente de recursos naturais e apresentando grande potencial de impacto ao meio ambiente. Enquanto que no nosso processo, a celulose presente no resíduo apenas precisa ser purificada, essa purificação é feita com solventes que podem ser facilmente recuperados, não gerando resíduos e não sendo necessário utilizar o processo Kraft, pois a celulose que está presente na composição do resíduo já está separada do restante da matéria vegetal e branqueada.
Nombre y apellido representante del equipo
Milena da Silva
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "TCV Carboximetilcelulose"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Milena da Silva a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario