Somando Saberes

O Coletivo Pipa trabalha com educação popular dentro da Ocupação Mauá com crianças de 6 a 12 anos. Nela, realiza o Projeto Somando Saberes que busca trabalhar a Matemática de uma maneira lúdica e interdisciplinar. De acordo com temáticas levantadas junto com os alunos, criamos pequenos projetos que envolvem a construção de jogos e atividades práticas, nas suas variadas dimensões, como: jogo de tabuleiro com desafios matemáticos nas casa de sorte e azar, jogo de cartas, criação de mapas (exemplo: lugares que gostam de brincar na Ocupação e suas medidas), gráficos, coleções (tampinhas, latinhas - podemos entender centros de reciclagem da região), saídas pedagógicas (ida à feira, Mercado Municipal, Museus), entre outros. Durante todo o processo do trabalho, os educandos são parte ativa no desenvolvimento das atividades, contribuindo com referências e situações do seu cotidiano, a fim de enxergar a Matemática como uma ferramenta importante para o seu dia a dia.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Para além do acesso escolar, crianças e adolescentes têm direito de aprender. Mas esse direito não é garantido a todos. Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no Brasil, há mais de 35 milhões de estudantes matriculados no ensino fundamental e no ensino médio. Desses, quase 6,5 milhões vão à escola, mas estão em situação de distorção idade-série, ou seja, têm dois ou mais anos de atraso escolar. Os mais afetados por esse atraso são meninas e meninos vindos das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a maior parte das crianças nessas situações tem entre 9 e 11 anos. Por isso, é urgente desenvolver estratégias específicas para alcançar esses diferentes grupos populacionais que, no caso das crianças moradoras de ocupações, já são marginalizadas por terem o seu direito à moradia negado. Assim, propor metodologias participativas, flexíveis e adaptadas à participação das crianças e adolescentes que não reproduzam a exclusão escolar, são questões estruturantes para o Coletivo Pipa. Possibilitar, mesmo que para uma porcentagem mínima dessas crianças em situação de defasagem escolar, o acesso à uma educação libertária que permite que elas se enxerguem como cidadãs potentes, é enfrentar o fracasso escolar e lutar para que a transformação social seja maior que a desigualdade.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Até hoje, atendemos 60 crianças. Os alunos que participaram do Coletivo melhoraram suas habilidades matemáticas, seu desempenho escolar, seu desenvolvimento pessoal e social, além do desenvolvimento de habilidades atreladas ao protagonismo, criatividade e autonomia. O aumento do capital cultural e a diminuição da defasagem escolar puderam ser vistos durante as aplicações de sondagens iniciais e finais realizadas no primeiro semestre de 2019.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
O Coletivo Pipa nasceu de uma experiência voluntária de reforço escolar para crianças e adolescentes, na ocupação Nova Palestina, do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), em 2018. A partir daí, diagnosticamos que estas ocupações sofrem triplo preconceito: questões relacionadas à classe social, raça e moradia, sendo esse último, um direito constitucional. No início deste ano, nos juntamos para construir o Pipa e começamos a colocar o projeto em prática na Ocupação 9 de julho e na Ocupação Mauá, ambas em São Paulo. Buscamos uma educação para além de um reforço escolar. Acreditamos em ressignificar a educação para as crianças e adolescentes, acessá-los em um lugar de acolhimento, afeto, liberdade e empoderamento, em um contexto de aprendizagem que faça sentido diante de suas experiências vividas, considerando seu cotidiano. Para isso, trabalhamos com um ensino ativo e democrático, prezando pela autonomia e buscando constantemente que as crianças e jovens sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem e possam desenvolver habilidades socioemocionais para se auto-compreenderem de forma mais confiante.Somando Saberes é inovador na maneira de apresentar conteúdos do universo matemático em uma organização não tradicional dos conteúdos, ou seja, inova na maneira que apresenta, articula e semeia os conceitos da disciplina ao utilizar de representações lúdicas, etnomatemática e metodologias ativas para apresentar e representar os saberes deste universo. Somando Saberes desenvolve habilidades multidisciplinares e psicocognitivas das crianças ao agregar conceitos, atividades e abordagens complementares e interdisciplinares na construção dos diversos saberes que envolvem o aprender da matemática.
Nombre y apellido representante del equipo
Luísa Rangel Borin
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Somando Saberes"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Luísa Borin a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario