Nuvem Poética: Narrativa do Jovem Periférico

O projeto consiste em um processo socioeducativo onde um grupo de jovens, de determinada localidade, experienciará uma série de estímulos criativos estruturados em três eixos norteadores: Atuação coletiva, criação de narrativas literárias e auto-publicação e estratégias de venda. Durante seis meses os jovens terão acesso, através de especialistas na área cultural e literária, a conhecimento e estratégias sobre o mercado editorial e formulação de textos literários a partir de suas vivências cotidianas. O projeto tem como resultado uma publicação literária autoral que será comercializada com objetivo de geração de renda. O projeto está pautado nas pesquisas e práticas que o grupo Peneira vem realizando no RJ desde 2010. Além da publicação de livros, com o selo Nuvem Poética, o grupo produziu um mapeamento da cena poética brasileira e elaborou diversos processos formativos na área. Nesta proposta, utilizaremos a técnica da "Cartonera" e publicações em formatos digitais.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Em 2016, o IBGE realizou o lançamento da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" encomendada pelo Instituto Pró-Livro. Dentre outros apontamentos, o estudo apresentava o crescimento do número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos – de 53% em 2011 para 67% em 2015. O índice de leitura, apesar da também ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano - desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Outro dado que nos é relevante é sobre . Nós do grupo Peneira, em novembro de 2013 realizamos a primeira edição do Sarau do Escritório que aconteceu mensalmente no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, até o primeiro semestre de 2018. Centenas de pessoas, sobretudo jovens entre 18 e 24 anos, eram atraídos por uma programação inteiramente construída entorno da poesia. No segundo semestre de 2014 começamos a gestar um mapeamento dos saraus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Havia uma sensação de que os saraus pipocavam em tudo quando era lugar e que jovens estavam escrevendo seus próprios textos! Em 2015 fizemos o lançamento do estudo (mufaproducoes.com/mapeamento-de-saraus-rj). Foram mapeados mais de 130 saraus ativos no Rio, a maioria em bairros periféricos. A pesquisa gerou uma série de trabalhos acadêmicos, matérias de jornal, uma linha de saraus no edital Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e estimulou o surgimento de outros mapeamentos pelo país. Em 2018 participamos do processo de fomento junto a Fundação Telefônica e resolvemos expandir o estudo sobre a cena poética, sobretudo pelo crescimento exponencial dos saraus e a efervescência dos slams (batalhas de poesia). Aí surgiu a Nuvem Poética! Além de uma pesquisa sobre a cena da poesia, agora a nível nacional, com dados qualitativos e quantitativos sobre poetas, saraus e slams brasileiros, a Nuvem também é um selo editorial e um festival que visa reunir os agentes que utilizam da palavra para movimentar o país. Em todos os estados brasileiros há saraus e slams de poesia protagonizados por uma juventude potente e mobilizadora. Um desses jovens, o frequentador de saraus Geovani Martins, de 27 anos, integrou a lista mais vendidos da Festa Literária Internacional de Paraty" com o livro "Sol na Cabeça".Diante desse panorama e da nossa trajetória no campo da poesia percebemos a necessidade de um projeto socioeducativo que estimule a produção literária nas comunidades de periferia através de referenciais mais próximos da realidade local. Queremos com esta proposta, além de modificar qualitativamente as pesquisas sobre leitura no país, sobretudo apresentar para os jovens possibilidades de serem protagonistas das suas vidas, narrarem as suas memórias e vivências, fomentar o reconhecimento da escrita como instrumento de transformação social e de geração de renda e também democratizar o acesso os meios de produção literária, o acesso ao mercado editorial e incentivar a criação de redes.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Nos último três anos cerca de 300 pessoas foram beneficiadas pelos nossos processos formativos. Dentre eles, vale ressaltar os 20 trabalhadores das empresas do Sul Fluminense, que publicaram pela primeira vez um livro. Dentre eles, 18 seguem escrevendo e 6 publicaram pela segunda vez, 3 através de editoras e 3 autopublicações.40 jovens de ensino público tiveram contato com a técnica da "Cartonera", 12 publicaram livros e geraram renda, 20 frequentam eventos literários.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
O grupo Peneira elaborou a Nuvem Poética a partir da análise relatada em questões anteriores deste formulário. Pretendemos ocupar uma lacuna deixada pelo mercado editorial, que encontra-se em um momento de ruptura por causa do avanço da tecnologia, a crise de conteúdo e o avanço exponencial das autopublicações. Utilizando de meios de produção mais sustentáveis, como a técnica das "Cartoneras" e as publicações digitais, o nosso modelo de negócios visa entregar a sociedade livros de qualidade produzidos para/pelos jovens. A base estruturante da nossa atuação é a pesquisa, a atuação no território e o desenvolvimento de conteúdo conjugando arte, educação e ação social.
Nombre y apellido representante del equipo
Luiz Fernando Pereira Pinto
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Nuvem Poética: Narrativa do Jovem Periférico"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Luiz Fernando Pinto a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario