ARQ(VI)VO

ARQ(VI)VO será uma plataforma para centralizar acervos da história e cultura brasileira, assim como incubar novos acervos ainda não digitalizados ou não existentes. Os usuários da plataforma serão apresentados a possibilidade de se tornarem agentes verdadeiramente ativos no seu processo educativo. Através de métodos e ferramentas não convencionais de aprendizagem — mapas e linhas do tempo interativos, vídeos, jogos dinâmicos, cartilhas, etc — buscamos incentivar a criação de memória coletiva e descoberta de conteúdos quebrando a barreira — física, material e linguística — entre informação e cultura e quem as procura (e quem não as procura, pois não as conhece ou não sente pertencimento nos ambientes que as promovem). A plataforma visa, também, potencializar o acesso à acervos já existentes por meio da centralização dos mesmos e de uma interface que facilita a interação, oferecendo a oportunidade de se aprofundar nos assuntos apresentados seguindo hyperlinks para as pesquisas originais.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
O sistema educacional brasileiro vem sofrendo com um processo de precarização já há alguns anos. Os dados do Censo Escolar de 2018, realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola, resultado de uma queda de 7,1% de matriculados no ensino médio e 4,9% no ensino fundamental, dados estes comparados ao ano de 2014. Além da precariedade do ensino e das escolas públicas no Brasil, fruto da falta de estrutura e recursos, sobrecarga de professores e pouca democracia interna, o acesso à cultura e, portanto, espaços culturais também se restringe a uma pequena parcela da população. Em uma pesquisa do Ministério da Cultura (2013), 75% dos participantes disseram que não frequentam ou nunca foram a um museu. Diante desses dados, queremos expandir o acesso à educação e cultura, direitos tão básicos e fundamentais, em um país que os considera privilégios. O dinamismo educacional e cultural, reservado somente para algumas escolas, na maior parte das vezes, particulares que ousam (e podem) alterar os moldes tradicionais de ensino, se torna exceção, mesmo em um mundo permeado por novas tecnologias. Desse modo, a maior parte dos alunos de ensino fundamental e médio que exerce seu direito à escola pública, se encontra, muito frequentemente, engessada em um formato que não contempla as demandas atuais - tanto do mercado de trabalho quanto da vida pública - e não por falta de compromisso e capacidade de seus professores. Em paralelo, vemos no Brasil de hoje, uma profunda lacuna na memória coletiva, um problema também oriundo do sistema educacional. Partindo do reconhecimento dessas questões, ARQ(VI)VO quer facilitar a criação de memória e expandir o acesso aos mais diversos conteúdos via aprendizagem não-tradicional, que permite a participação ativa desse juventude que se demonstra cada vez mais consciente de sua realidade e das rápidas mudanças que ocorrem mundo afora. Para expandirmos de fato o acesso à informação pretendemos focar o desenvolvimento do projeto em um diálogo com escolas públicas, centros culturais, bibliotecas e diversos outros formatos de encontros offline. Assim, trazendo a plataforma para a vida e respondendo organicamente às demandas de funções, filtros de pesquisa, conteúdo e efeito.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
A desigualdade no Brasil é latente, segundo a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, 1% da população detém cerca de 30% da renda do país. Isso se expressa em todos os aspectos da sociedade, principalmente, no acesso à informação e cultura. Nossa proposta é criar uma plataforma que facilita e expande o acesso aos mais variados conteúdos por meio da interação centralizada e dinâmica, viabilizando uma rede de ensino e de cultura que estimula o pensamento crítico e valoriza nossas narrativas.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A ideia de criar um acervo em si não é inovadora. Entretanto, nossa plataforma busca centralizar arquivos de diversos conteúdos e eixos temáticos — história, arte, cinema, folclore, etc — com foco nas culturas e narrativas brasileiras, utilizando ferramentas didáticas e filtros de pesquisa não convencionais, que possibilitam que o usuário faça sua seleção não só se baseando no que já sabe, mas no que quer passar a saber sobre o Brasil. Diferentemente de plataformas de busca como Google ou Wikipedia, no ARQ(VI)VO o usuário pode pesquisar sem um direcionamento específico prévio. Na página inicial pergunta-se “o que você busca no Brasil?” dando a chance de começar a pesquisa por palavras-chave ou via 3 opções: ver categorias, ver acervos, ver mapa. Se optar por ver categorias ou ver acervos, o usuário será levado para uma página que mostra as categorias de pesquisa disponíveis - literatura, cinema, música e geografia, por exemplo - ou para uma página que mostra os acervos que viabilizaram seu conteúdo na plataforma - Cinemateca Brasileira, Instituto Geledés, Pinacoteca, por exemplo. Já se o usuário optar por ver mapa, será direcionado para uma página que apresenta o mapa do Brasil interativo, dando a oportunidade de filtrar por estados, anos e categorias - assim decidindo, por exemplo, pesquisar “dança; teatro; cinema” nos anos de “2010; 1988; 1970” nos estados “Paraná; São Paulo; Acre”, o que altera a apresentação do mapa e filtra as entradas disponíveis para facilitar a pesquisa. Uma das nossas principais preocupações é também ter certeza de que o site é acessível, com possibilidade de se ouvir todo o texto escrito e o comprometimento de que todo vídeo postado contará com tradução em libras. Temos como princípio a ampliação do acesso para grupos sociais historicamente excluídos dos espaços tradicionais de aprendizagem e diálogo cultural e político de qualidade. Partindo, é claro, de uma conexão com quem já o faz. Queremos que o próprio processo de criação do ARQ(VI)VO seja, de fato, vivo, convidando co-criadores para moderar os diversos eixos de pesquisa e fazer a “tradução” das informações já coletadas e catalogadas em acervos para a plataforma. Inicialmente, pretendemos ter grupos de editores compostos por alunos, professores e promotores de cultura e conhecimento em suas respectivas comunidades, para decidirmos as maneiras mais produtivas de se aprender. A ideia é valorizar o que já existe enquanto, juntos, expandimos, aprofundamos e intensificamos o conhecimento em diversas áreas, no que tange categorias de pesquisa e regiões, do Brasil.
Nombre y apellido representante del equipo
Georgia Kirilov
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ARQ(VI)VO"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Georgia Kirilov de Oliveira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Excelente projeto!! Nosso país precisa disso! Super apoio a ideia. Parabéns!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Excelente projeto ! É tempo de trazer o conhecimento para as nossas mãos: o país precisa mais do que nunca de canais de acesso e troca, especialmente em arte e educação. A América Latina precisa de ferramentas como essa para preservar sua história e construir seu futuro. Bravo!
Responder
Reportar
hace 4 años
Proposta fundamental, principalmente em um país tão diverso como o Brasil, em que comunidades minoritárias resistem há anos a processos homogeneizadores. Em um estado que convive com tantos povos e línguas indígenas, por exemplo, é mais do que necessário multiplicar as fontes de arquivos interativos que não estejam tão vulneráveis e centralizados sob o domínio de instituições propositalmente precarizadas. Vida longa ao arq(vi)vo!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Proposta fundamental, principalmente em um país tão diverso como o Brasil, em que comunidades minoritárias resistem há anos a processos homogeneizadores. Em um estado que convive com tantos povos e línguas indígenas, por exemplo, é mais do que necessário multiplicar as fontes de arquivos interativos que não estejam tão vulneráveis e centralizados sob o domínio de instituições propositalmente Vida longa ao arq(vi)vo!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Muito legal! ?
Responder
Reportar
hace 4 años
Como professor, penso que esse projeto é fundamental. Acho que a grande questão e desafio será a ferramenta de busca e de “tagamento” dos conteúdos. Muito sucesso :)
Responder
Reportar
hace 4 años
Quando um projeto tem intenções reais de fazer do mundo um lugar melhor ? OBRIGADA!
Responder
Reportar
hace 4 años
Show!!! Ideia incrível! Sucesso pra vcs ?
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns pela ideia! Muito sucesso!
Responder
Reportar
hace 4 años
Excelente projeto! Parabéns!
Responder
Reportar
hace 4 años
Muito interessante a ideia, parabéns pelo projeto! Sucesso!
Responder
Reportar
hace 4 años
Sensacional a ideia do projeto. Num momento como o de hoje em que a educação não é o foco pra esse governo ,um projeto como esse faz nos acreditar que já esperança. Sucesso!
Responder
Reportar
hace 4 años
Responder
Reportar
hace 4 años
Orgulhooooo
Responder
Reportar
hace 4 años
Incrivel a ideia. Parabens e muito sucesso.
Responder
Reportar
hace 4 años
Educação, cultura, história, pesquisa... Projeto incrível e de muita relevância! Apoio e estou na torcida para que vire realidade e seja transformador.
Responder
Reportar
hace 4 años
Que ideia completamente genial!!! Eu amei a iniciativa e o projeto como um todo. Espero mesmo que dê tudo certo.
Responder
Reportar
hace 4 años
são de ideias assim que a sociedade precisa nesse momento. Parabéns pela iniciativa meninas!
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns pelo projeto incrível, com certeza todos irão colher bons frutos dessa iniciativa, ainda mais no momento crítico que estamos vivendo. Educação e informação são a chave para uma verdadeira mudança! SUCESSOOOOOOO ♥️
Responder
Reportar
hace 4 años
Vivendo em um momento de nefasta desinformação, um projeto como esse é imprescindível para a salvaguarda da nossa história e a construção de vias para um novo futuro. Que o processo de informar-se e adquirir saber ganhe vida com o Arq(vi)vo.
Responder
Reportar
hace 4 años
Desses projetos que dão esperança. Conectado a uma perspectiva e objetivos maiores, valorizando a educação, nossa raiz e história! Vida longa ao ARQ(VI)VO!
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto incrível, precisamos resgatar esse interesse cultural. Parabéns sucesso
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto lindo! Despertar o interesse e democratizar o acesso é um grande desafio. Estimular o pensamento livre criará cada vez mais agentes transformadores! Parabéns! Que seja vivo!
Responder
Reportar
hace 4 años
??????????
Responder
Reportar
hace 4 años
Achei o projeto muito bacana e de real impacto. Vale a pena o investimento
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns pelo projeto! Iniciativas como esta me fazem acreditar em um futuro melhor para nosso país. Sucesso!
Responder
Reportar
hace 4 años
Parabéns pelo projeto! Consigo até enxergar as mudanças que esta ideia pode promover!
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto incrível! Extremamente necessário e relevante, informação de qualidade sobre a produção brasileira! Mais educação e mais cultura para muitos mais.
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto ambicioso e importante: em tempos de pós-verdades, um acervo que traz informação de qualidade é necessário, ainda mais quando concebido e executado de maneira a engajar e despertar a curiosidade do usuário. Muita sorte na empreitada!
Responder
Reportar
hace 4 años
Que iniciativa linda, incrível e necessária. Ansioso para acompanhar de perto os próximos passos e o crescimento desse projeto, boa sorte e vida longa ao ARQ(VI)VO!
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto completamente relevante para o período em que estamos. Apaixonada pela iniciativa!
Responder
Reportar
hace 4 años
Projeto incrível! Parabéns pela iniciativa; merece apoio total!
Responder
Reportar
hace 4 años
Adorei o projeto. Não só por tratar da cultura e da história brasileiras, mas também pela interação ativa como ferramenta de aprendizagem. Parabéns aos envolvidos!
Responder
Reportar
hace 4 años
Adorei o projeto. Não só por tratar da cultura e da história brasileiras, mas também pela interação ativa como ferramenta de aprendizagem. Parabéns aos envolvidos!
Responder
Reportar
hace 4 años
Eu apoio a ideia, pois acredito no potencial do projeto. Eu simplesmente amei o compromisso com a acessibilidade do conteúdo. Boa sorte!
Responder
Reportar
hace 4 años
Uma pauta extremamente importante que é tão atual e, infelizmente, tão atemporal em nosso país ao mesmo tempo. Esse projeto é lindo e espero vê-lo crescer muito!
Responder
Reportar
hace 4 años
incrível
Responder
Reportar
hace 4 años
Em tempos de esquecimento e negacionismo acervos como esses são mais do que essenciais.
Responder
Reportar
hace 4 años
Um projeto que contempla diversidade, inclusão social e digital, e exaltação da nossa cultura, arte e todas as ramificações da nossa história, da nossa grande nação.
Responder
Reportar
hace 4 años
Chegando para completar e iluminar , um projeto único e especial . Tudo que apresentou aqui mostra : preocupação e respeito ... parabéns !
Responder
Reportar
hace 4 años
Providencial!
Responder
Reportar
hace 4 años
Extremamente necessário e atual. Para além de uma plataforma de aprendizado. Hoje, tendo em vista o momento catastrófico de (r)existência do nosso país, torna-se também uma forma de resguardar o que é nosso por direito. Faz-se necessário a presença de um ambiente livre de fronteiras. Parabéns!
Responder
Reportar
hace 4 años
Exatamente necessário.
Responder
Reportar
hace 4 años
Muito impressionante esse projeto. Acredito que poderia, em pouco tempo, cobrir uma lacuna importante na sociedade, com grande relevância social.
Responder
Reportar
hace 4 años