Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva

A plataforma IMGI é uma solução desenvolvida pelo Instituto Ester Assumpção, uma instituição sem fins lucrativos que atua no campo da inclusão de pessoas com deficiência por meio de ações de Educação Inclusiva e Qualificação para o Trabalho.
A funcionalidade desta plataforma é medir e avaliar o nível de atitudes e ações que uma empresa realiza para a construção de um ambiente organizacional favorável à inclusão de trabalhadores com deficiência. Possibilita às empresas conhecer e avaliar o grau de maturidade e atendimento aos requisitos para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
A inovação está relacionada ao uso de um índice que reúne 20 variáveis que mensuram o nível de maturidade da empresa para implantar processos inclusivos. Com os resultados desta avaliação, o Instituto Ester Assumpção apoia a empresa na elaboração de um plano de ação para tomar as medidas necessárias e tornar uma empresa efetivamente inclusiva às pessoas com deficiência.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho (RAIS, 2012) cerca de 40% das empresas não cumprem a Lei de Cotas de pessoas com deficiência. A taxa média de empregabilidade das pessoas com deficiência é de 44%, enquanto que das pessoas sem deficiência é de 75% (SEDPcD, 2012). Além do baixo cumprimento da Lei de Cotas para pessoas com deficiência, as empresas desconhecem os processos e procedimentos para tornar seu ambiente organizacional mais acessível e inclusivo às pessoas com deficiência. Por meio da disseminação do uso da plataforma IMGI entre as empresas, o Instituto Ester Assumpção pretende contribuir para melhorar a empregabilidade e a inclusão de pessoas com deficiência.
Como funciona o seu negócio
Para a utilização do IMGI será construída uma plataforma online para que todas as empresas interessadas possam acessar gratuitamente. A plataforma terá as seguintes funcionalidades: a) o que é o IMGI; b) questionário online para preenchimento; c) acesso ao relatório do resultado da apuração do IMGI após o preenchimento; d) ebook sobre o conceito e estrutura do IMGI; e) espaço de boas práticas; f) serviços de apoio ofertados às empresas; g) oferta de vagas de emprego; h) cadastramento de currículos de pessoas com deficiência; i) espaço de depoimentos e histórias de inclusão. Será realizada uma campanha digital de divulgação nacional de apresentação e engajamento das empresas em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da utilização do IMGI. Atualmente a avaliação do IMGI já é feita pelo Instituto Ester Assumpção, mas ainda de maneira restrita. Com a construção da plataforma on line, é possível disseminar sua utilização.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
As receitas provêm do trabalho de assessoria que o Instituto Ester Assumpção presta às empresas, no sentido de apoiá-las na construção de um ambiente favorável à contratação e retenção de trabalhadores com deficiência e/ou reabilitados pelo INSS e às escolas, na construção de processos pedagógicos que considerem a singularidade humana. Os custos estão relacionados à folha de pagamento da equipe técnica que atua nos projetos de Qualificação para o Trabalho e Educação Inclusiva, materiais didáticos e outros custos operacionais da instituição.
Viabilidade financiera
O IMGI se configura como uma Tecnologia Social, e como tal, o Instituto Ester Assumpção pretende ampliar seu acesso a todas as empresas do Brasil (tendo o potencial de ser utilizado por empresas do exterior) por meio do desenvolvimento da ferramenta em ambiente on line, para que possa ser utilizada gratuitamente. A viabilidade financeira se dará por meio do trabalho de assessoria prestado pelo Instituto Ester Assumpção na construção do plano de ação junto à empresa usuária da ferramenta.
Riscos
A apuração e análise do IMGI não garante que a empresa seja capaz de desenvolver processos inclusivos no seu ambiente organizacional. Para enfrentar esta questão, o Instituto irá oferecer suporte da equipe técnica para assessorar os gestores de RH a definirem e aplicarem um plano de ação de acordo com a realidade apresentada pela empresa.
Equipe
Oswaldo Barbosa – Coordenador Geral Ana Flávia Chaves – Coordenadora Técnica Cíntia Coelho dos Santos: Assessora de projetos Ricardo FOT – Assessor de Projetos Romário FOT – Assessor de Projetos Toda a equipe possui experiência e capacitação técnica na assessoria a empresas e trabalhadores com deficiência para verificar os principais problemas no ambiente da empresa relacionados à contratação destes trabalhadores para a proposição de soluções inclusivas.
Escalada
O que impediria a escalabalidade da plataforma seria o Instituto Ester Assumpção não dispor de uma parceria para o desenvolvimento da solução em ambiente on line. A plataforma tem potencial para ser disponibilizada para todo o país. Sua ampliação também poderá ser a nível internacional, bastando apenas traduzir o site para outros idiomas como o inglês e espanhol, que já possibilitaria o acesso para empresas latinas, americanas entre outras.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
O objetivo de participar deste desafio é desenvolver o modelo de negócios do IMGI, consolidando-o como um tecnologia social, buscar apoio para o desenvolvimento da plataforma on line para que a ferramenta possa ser aplicada em todas as empresas do Brasil e assim disseminar a cultura da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Video Pitch
https://www.youtube.com/watch?v=HUJ0-27G0w0
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Mônica de Cássia Costa Silva a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Eu apoio
Responder
Reportar
hace 7 años
Apoio esse projeto importantíssimo.
Responder
Reportar
hace 7 años
Precisamos de quem lance um novo olhar para as pessoas com deficiência para que seus horizontes sejam ampliados e possam alcançar mais autonomia e auto estima em nossa sociedade e em sua vida pessoal. E por que não oferecer novas possibilidades?
Responder
Reportar
hace 7 años
A pior coisa é ver pessoas nos sinais ou nos pontos de ônibus, nos lugares públicos e as vezes ate privados, pedindo ajuda, e as vezes o único problema dessa pessoa não é físico, é falta de apoio social e de empresas serias que tratam a inclusão com seriedade, por isso acredito nesse tipo de trabalho, parabéns pela iniciativa.
Responder
Reportar
hace 7 años
Muito boa iniciativa!
Responder
Reportar
hace 7 años
Está é uma ferramenta de grande importância para a empresa! E que traz,como consequência, a empregabilidade da pessoa com deficiência! Vamos nos unir e apoiar esta causa¡
Responder
Reportar
hace 7 años
Pessoal, bom dia! Projeto muito bacana! Uma dica: os caminhos para a votação não são fáceis. Deixo como sugestão a melhoria do site para esse tipo de ação (votação).
Responder
Reportar
hace 7 años
Este projeto é formidável! Creio que a iniciativa certamente irá contribuir para o aumento do conhecimento da legislação de cotas por parte das empresas, fazendo com que objetivo da inclusão das pessoas com deficiência seja alcançado!
Responder
Reportar
hace 7 años
Todos temos os mesmos direitos!!!! Parabéns pela inci
Responder
Reportar
hace 7 años
Transformação é ação que faz diferença e certamente essa ferramenta promoverá amadurecimento no processo de inclusão e também nas relações sociais.
Responder
Reportar
hace 7 años
Transformação é ação que faz diferença e acredito que essa ferramenta poderá promover de fato um amadurecimento no processo de inclusão e consequentemente nas relações sociais.
Responder
Reportar
hace 7 años
A inclusão quando bem feita pode servir de inspiração para os funcionários da empresa, e até mesmo para os ambientes não empresariais. Esta é uma excelente iniciativa para transformar as relações sociais no mundo.
Responder
Reportar
hace 7 años
Apoio essa iniciativa do Instituto Ester Assumpção, pois é um excelente instrumento para ajudar empresas e demais organizações a aprimorar sua maturidade inclusiva.
Responder
Reportar
hace 7 años
Divulgar práticas inclusivas que permitam às empresas conhecer metodologias que visam atender tanto as demandas da população quanto as da empresa, é da maior importância quando o objetivo é propor e promover o exercício da cidadania por meio do trabalho formal às populações vulneráveis. Parabéns, Oswaldo!
Responder
Reportar
hace 7 años
Vamos promover uma maior inclusão nas empresas! Apoie a nossa ideia!
Responder
Reportar
hace 7 años
Excelente
Responder
Reportar
hace 7 años
Excelente iniciativa, os RH's são carentes desse suporte. Se aliado ao IMGI houver um trabalho para aumentar a produção empregabilidade das pessoas com deficiência e aproximar essas pessoas das organizações, será perfeito.
Responder
Reportar
hace 7 años
Muito legal o projeto. Parabéns
Responder
Reportar
hace 7 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva"