SussaMundo, transformando resíduos em sonhos

Somos uma startup social que, assim como o cogumelo, ajuda na manutenção do ambiente a partir dos resíduos de outros seres.
Queremos despertar nas pessoas seu poder de criação e construção de objetos a partir do reuso e reciclagem de resíduos sólidos. E para facilitar esse processo cocriamos esses produtos com parceiros makers e artesãos, disponibilizamos o passo-a-passo na nossa vitrine virtual e entregamos um kit de materiais e ferramentas no ponto de começar a construir!
Assim vai ficar fácil ter uma #VidaSussa! Impedindo que resíduos parem na natureza, economizando recursos e dinheiro na aquisição de bens materiais, se reconectando com o ciclo natural do ambiente e com o fazer manual e estimulando ciclos de economia criativa e colaborativa.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
A cada ano o “Dia da Sobrecarga” chega mais cedo, ou seja, usamos mais recursos do que a Terra é capaz de repor em 1 ano. Consumimos cada vez mais e também descartamos cada vez mais. Só no Brasil, a geração de lixo cresceu mais que a população brasileira em 10 anos e hoje cada um de nós produz em média 1,06kg de lixo por dia. 30% desse lixo tem potencial para ser reaproveitado, mas apenas 3% é destinado à reciclagem. Isso prova que ainda enxergamos os resíduos como lixo e os descartamos, ao invés de cooperar para a continuidade do ciclo de transformação. Mesmo nesse cenário caótico, o Movimento Maker ascende por acreditar que qualquer um pode criar, prototipar, produzir, vender e distribuir qualquer produto. E que continua se espalhando, já são mais de 550 FabLabs em todo o mundo. Porém, ainda existe uma grande dificuldade na criação e produção de projetos makers sustentáveis pela dificuldade de encontrar materiais adequados e também por não haver muitas referências de como fazer.
Como funciona o seu negócio
Através de uma vitrine virtual, qualquer pessoa terá acesso a uma curadoria de tutoriais para construir produtos mais baratos, com um visual atrativo, fáceis de fazer e com menos impacto ambiental para os mais diversos fins a partir do reuso e reciclagem de resíduos. Como ainda tem gente que não sabe muito bem como começar, oferecemos uma ajudinha: kits faça você mesmo com peças e ferramentas necessárias para montar o seu produto e oficinas presenciais que ensinam todo o processo de construção. Assim empresas e iniciativas locais de cunho socioambiental e/ou criativo receberão suporte não só para criar um novo produto e fonte de renda. Também terá apoio para desenvolver e implementar o processo de produção do novo produto e para formatar as oficinas presenciais. A SussaMundo não é só uma vitrine virtual, acima de tudo é uma rede que conecta qualquer pessoa com consciência ambiental e espírito criativo de uma mesma cidade para formar uma comunidade de transformação.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A receita da SussaMundo vem da comercialização dos kits faça você mesmo. E os principais custos são a remuneração das 3 sócias, compra dos kits e materiais dos parceiros, manutenção do processo de entrega e promoção e divulgação da vitrine virtual.
Viabilidade financiera
Observamos uma oportunidade no aumento do interesse do brasileiro na construção das suas próprias roupas, acessórios, itens de decoração, móveis, etc. já que a inteligência coletiva disponibiliza diversas possibilidades gratuitamente na internet. Ao mesmo tempo que já está tudo disponível só para começar a fazer, as pessoas ainda têm dificuldade de usar a internet a seu favor, seja pelo não conhecimento de todas suas funcionalidades, seja pelos algoritmos que evidenciam ou escondem informações de acordo com o valor que é ou não pago para receber destaque em mecanismos de busca e redes sociais. Por isso apostamos na comercialização de “kits faça você mesmo” com peças, componentes e até pequenas ferramentas para que qualquer pessoa possa juntar tudo e fazer sua própria roupa e decorar a sua própria casa com um custo reduzido, com um visual atrativo e, o mais importante, com menos impacto no ambiente.
Riscos
A SussaMundo e seus parceiros estão desenvolvendo 3 produtos para realizar testes de mercado e vendas em São Luís, Maranhão. E temos como riscos mapeados a existência de um mercado consumidor insuficiente para viabilizar a produção dos kits pelos parceiros e a operação da startup nessa fase inicial. Também buscamos adotar ao máximo a sustentabilidade integral em todos os nossos processos. E identificamos na operação da logística de entrega dos “kits faça você mesmo” um alto risco de impacto ambiental, como solução iremos criar parcerias em várias regiões na expansão das atividades, o que irá demandar bastante energia para garantir a “sussabilidade” dos novos produtos desenvolvidos.
Equipe
Somos um time de 3 mulheres que acreditam que o lugar da mulher é onde ela quiser. Salete Farias, defensora do Software Livre e da inserção da mulher na tecnologia. Professora de Computação/IFMA. Laíza Amorim, faz Adm/UFMA, liderou o 1º SW MA. Fellow Social Good Brasil 2017, irá acelerar protagonistas sociais em São Luís. Jaana Pinheiro, Designer de produto/UFMA, já desenvolveu de móveis à um jogo para crianças salvarem o mundo brincando, o Play The Call.
Escalada
O modelo de escalabilidade, que está de acordo com os nossos princípios e valores, se dá pelo do relacionamento da SussaMundo com parceiros locais para o desenvolvimento mútuo, assim como o cogumelo estabelece com certas plantas. Em cada cidade ou região serão feitas parcerias com iniciativas e empresas socioambientais e/ou criativas para a cocriação de produtos e estruturação do processo produtivo e de logística, desde a matéria prima, entrega até a retirada do mercado. Para a Sussa, ser sustentável é também estimular o consumo local. Não só por fortalecer as micro e pequenas empresas, mas também por prevenir a emissão de dióxido de carbono no transporte entre cidades. Dessa forma será necessário dedicar uma equipe para realizar estudos preliminares do contexto local da coleta e separação de resíduos sólidos, assim como da visão e cultura relacionada à reutilização e reciclagem, a fim de identificar a viabilidade do desenvolvimento de produtos “Sussa”.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Surgimos com uma startup em um meio que em São Luís e até no Brasil ainda possui um foco quase que exclusivo no lucro, apesar de já estar enxergando oportunidades na solução de problemas da população. Queremos nos aproximar do Yunus Negócios Sociais para criar referências e bases para o desenvolvimento do primeiro negócio social do Maranhão e contribuir para o desenvolvimento local e sensibilização para a sustentabilidade no nosso estado. Porque, assim como o cogumelo estabelece relações de troca com muitas espécies no meio ambiente, acreditamos que iremos permutar energias durante o programa e isso será importante para termos ainda mais convicção que os negócios sociais poderão mudar o mundo pra melhor.
Video Pitch
https://youtu.be/4ZvUTpI6-7U
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SussaMundo, transformando resíduos em sonhos"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Jaana Pinheiro da Silveira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

muito amor reunido
Responder
Reportar
hace 7 años
Acredito em vocês, acredito na #VidaSussa e acredito que por um mundo mais Sussa, #SUSSAMUNDO!!!
Responder
Reportar
hace 7 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "SussaMundo, transformando resíduos em sonhos"