Iurukuá: Cultura Oceânica da Serra ao Mar

Nas últimas décadas o mundo tem testemunhado rápidas mudanças ambientais, as quais tem alterado o clima e interferido nos ecossistemas aquáticos e ameaçando a diversidade marinha e seus serviços ecológicos. O Projeto Iurukuá é sediado no estado do Rio de Janeiro e desenvolve ações de educação oceânica nas cinco regiões do Brasil. As ações usam tartarugas marinhas como modelo e integram hoje uma equipe protagonizada por 74 jovens voluntários (18 - 29 anos) distribuídos pelas cinco regiões de Brasil. O projeto impacta na formação dos voluntários, os quais são estudantes e profissionais da área ambiental e compartilham o objetivo de multiplicar ações de educação oceânica de forma igualitária e inclusiva no litoral e no interior do país. Pretende-se trabalhar a conectividade das águas interiores com os oceanos e a necessidade de desenvolver estratégias de sensibilização que implemente medidas sustentáveis em diferentes realidades e segmentos socioculturais do país.
Problema que resuelve su propuesta
A proposta envolve educação oceânica para sensibilizar a sociedade sobre as ameaças antrópicas e as mudanças climáticas que tem interferido no ecossistema marinho e nos serviços ecossistêmicos fundamentais a vida na Terra. O público alvo é o infantojuvenil, potenciais multiplicadores em comunidades residentes no litoral e no interior do Brasil, visando conectividade entre os ecossistemas e suas ameaças. Os impactos causados nas cadeias tróficas nos rios e nos oceanos afetam os organismos marinhos e modificam o clima, alterando a dinâmica de vida no mar e na terra. Tais mudanças provocam desequilíbrio nas cadeias tróficas e nos serviços ecológicos, afetando a oferta de recursos e qualidade de vida humana. Nas últimas décadas tem sido observado aumento do aporte de resíduos sólidos e outros poluentes nos oceanos. Dessa forma, torna-se imprescindível a conscientização da sociedade sensibilizando sobre a gravidade dos impactos em todas as formas de vida.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Atualmente o projeto conta com 74 jovens em formação como educadores ambientais e multiplicadores das estratégias de educação ambiental e conservação do ecossistema marinho usando tartarugas marinhas como modelo. O impacto causado nas comunidades envolvidas é a implementação de uma cultura oceânica que possibilidade mudanças de hábito a médio e longo prazo, fazendo com que a sociedade tenha hábitos de vida mais sustentáveis. Criação de produtos de marketing associados com cooperativas de reciclagem para geração de renda alternativa. A conscientização de crianças, adolescentes e jovens também objetiva formar cidadãos com visão crítica e comprometidos com a diversidade de vida do planeta e sua importância para manutenção da vida humana na Terra. O projeto visa a criação de uma ONG, que otimize a multiplicação das ações ambientais no Brasil e também trabalhe com formação política para implementação e assegurar leis ambientais que possibilitem a efetivação de uma cultura sustentável.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A temática dos oceanos e meio ambiente fazem parte da minha vida. A escolha da profissão de Biólogo foi inspirada pela infância em contato com o mar, quando aprendi a admirar e respeitar a diversidade marinha. A conexão com o mar me fez reconhecer a necessidade de trabalhar com estratégias que possam garantir que as ameaças aos ecossistemas marinhos sejam minimizadas. Hoje busco conciliar o exercício profissional com a conscientização ambiental da sociedade. Um objetivo de vida é criar uma Ong que possa transformar os projetos ambientais em ideias que modifiquem realidades sociais e, dessa forma, sejam convincentes para angariar fomento da iniciativa privada e do poder público, os quais poderão sustentar iniciativas como o Projeto Iurukuá. Despender tempo e energia em ações que possam alcançar pessoas e contribuir para mudanças efetivas no comportamento humano, que a longo prazo estabeleçam uma forma de vida mais sustentável que permita a coexistência harmônica entre as espécies.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Iurukuá: Cultura Oceânica da Serra ao Mar"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Caio Henrique a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Tem todo o nosso apoio!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Caio, seja muito bem-vindo, serei sua mentora. Sou socióloga e trabalho na Ashoka Brasil. Te desejo todo o sucesso! Bom saber que sua ideia já está em andamento e já tem uma rede articulada de voluntários tão relevante. Seria bom você trazer mais informações sobre os voluntários, como estão distribuídos pelo país, qual o perfil etário, se o projeto tem algum impacto sobre eles também. Também sugiro trazer mais informações sobre o público beneficiário, se há foco específico em alguma faixa etária, se se trata de populações litoraneas, que podem ser afetadas mais diretamente pelas questões oceânicas. Por fim, vale avançar na reflexão sobre como sustentar o projeto, quais seriam as organizações interessadas nesta iniciativa. Muito boa sorte!
Responder
Reportar
hace 2 años
Olá Helena, Agradeço muito sua atenção e fico feliz por acompanhar o nosso projeto como Mentora. Todas as suas considerações são muito pertinentes e tentamos editar o projeto atentando para suas ponderações. Inserimos as informações sobre o perfil etário e regional dos voluntários envolvidos e a forma como o projeto Iurukuá irá impactar tanto os participantes quanto o público alvo. Também reestruturamos a parte dos beneficiários descrevendo melhor sobre o público envolvido e como as ações podem mudar a vida e os hábitos. As organizações interessadas nesta iniciativa incluem rede privada e possibilidades de editais públicos, os quais podem ser angariados de acordo com a proatividade e o protagonismo do projeto em alcançara e modificar realidades. Obrigado pelas ideias e estamos a disposição para diálogo e conversa.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível, integrando a conservação Marinha e a educação. Que ele cresça cada vez mais e alcance mais pessoas.
Responder
Reportar
hace 2 años
Maravilhoso e com muito amor
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Não se faz sustentabilidade sem o pilar da educação. Parabéns pelo projeto.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto Maravilhoso, contribuindo para a conscientização ambiental das nossas crianças, adolescentes e jovens de Macaé e região. Obrigada por despertar esse amor que cuida, protege e preserva nossas tartarugas marinhas.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível e muito necessário !
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto super relevante
Responder
Reportar
hace 2 años
Amei demais! As fotos deixam claro o amor dos integrantes pelo projeto
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível!!! Proposta maravilhosa para informar e sensibilizar a população a respeito da importância da educação oceânica.
Responder
Reportar
hace 2 años
Apoiado, Talita! Podiam aumentar a idade, mas blza.
Responder
Reportar
hace 2 años
Adorei! Projeto maravilhoso e importantíssimo!
Responder
Reportar
hace 2 años
Apoiado! Um projeto com objetivos claros e bem delineado. Acredito muito na educação como forma de melhoria dos processos, e principalmente, do comportamento humano. Os oceanos precisam muito de nossa atenção e de uma relação mais harmônica.
Responder
Reportar
hace 2 años
Sabemos como a sensibilização das pessoas é fundamental para atingir os objetivos da conservação, por isso projetos assim são fundamentais. Parabéns!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Apoiado! Adorei a proposta, super necessário para conscientização à preservação, principalmente no Brasil.
Responder
Reportar
hace 2 años
Apoiado! O mundo precisa de mais projetos assim!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo e necessário!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo que sensibiliza as crianças para a preservação da vida e em especial dos organismos marinhos.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto essencial para educação oceânica! Sempre aberto a coisas novas e sempre tenta alcançar o máximo de pessoas possível. Sempre tentando englobar o mundo! É um prazer fazer parte disso. Está me abrindo muitas portas e oportunidades e sei que abrirá muitas mais. Obrigada pessoal! Força e ajudem o nosso projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años
O Projeto Iurukuá visa tudo aquilo que envolva a convivência harmoniosa com a natureza e o respeito pela mesma. Admiro muito esse projeto e suas ações! Belíssima proposta.
Responder
Reportar
hace 2 años
Conheço esse projeto e acompanho suas ações e seu crescimento! Que possa ter e receber cada vez mais apoio para continuar disseminando cultura oceânica no Brasil! Precisamos de mais projetos como esse e pessoas engajadas em trabalhar em prol de um Brasil mais ambientalmente correto! Todos juntos pela América Latina!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ajude-nos a tornar nosso projeto ainda maior! Queremos alcançar cada vez mais pessoas com essa onda de esperança em um mundo com mais respeito e hábitos sustentáveis!
Responder
Reportar
hace 2 años
Apoiado.
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo demais!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incrível !!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto muito enriquecedor! Parabéns pelo trabalho
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto lindo!! Super apóio, parabéns à todos os envolvidos.
Responder
Reportar
hace 2 años