Dessulfurização da gasolina

A combustão de compostos sulfurados presentes na gasolina leva a emissões atmosféricas de óxidos de enxofre (SOx), que são precursores da chuva ácida e responsáveis por sérios problemas ambientais. Nas refinarias de petróleo, a hidrodessulfurização (HDS) é o processo consolidado para abater o enxofre dos combustíveis. No entanto, este pós-tratamento demanda um alto consumo de hidrogênio, cuja produção emite milhões de toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, conforme a Agência Internacional de Energia (2020). Este projeto visa desenvolver catalisadores para a dessulfurização in situ da gasolina automotiva. Pretendemos remover o enxofre nas próprias linhas de produção de combustível, reduzindo o consumo de hidrogênio, bem como as emissões atmosféricas de SOX e CO2, e como consequência reduzir a onerosidade das condições operacionais das unidades de HDS. A pesquisa envolve a síntese de catalisadores metálicos suportados em zeólitas dos tipos Beta, Y e ZSM-5, micro e mesoporosas.
Problema que resuelve su propuesta
A presença de enxofre na gasolina reduz a atividade dos conversores catalíticos dos automóveis, levando a maiores emissões de poluentes, como monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOX). Além disso, as emissões atmosféricas de SOX são uma das principais responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida, o que leva ao empobrecimento das vegetações, acidez dos solos, contaminação de cursos d’água, queda no pH de águas oceânicas, perda da biodiversidade marinha, entre muitos outros. Com os catalisadores para dessulfurização in situ, objetiva-se alcançar altos níveis de remoção de enxofre da gasolina automotiva através de processos mais econômicos e não agressivos ao meio ambiente. Nesse sentido, este projeto fomenta a redução drástica das emissões atmosféricas de óxidos de enxofre, contribuindo para a manutenção da qualidade atmosférica, além da preservação da biodiversidade no ambiente marinho e equilíbrio dos ecossistemas.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O enxofre provoca chuva ácida, por consequência da poluição atmosférica. Devido a alteração do pH, o excesso de acidez leva a contaminação de lagos, oceanos e solos. A variação no pH pode matar espécies e prejudicar outras que dependem de determinados organismos para se alimentar, refletindo de forma negativa no equilíbrio ecológico em razão das alterações na estrutura química, física e biológica. Além disso, os gases dispersos no corpo humano diminuem a resistência do organismo, deixando-o exposto a vários tipos de infecções e problemas respiratórios. Dessa forma, a proposta estabelece um gerenciamento das atividades humanas para diminuir impactos ambientais, visando a preservação da saúde e do equilíbrio ambiental da fauna e da flora.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Por considerar que deve-se reconhecer a existência de uma crise ambiental e climática, assim como a necessidade em garantir recursos futuros, estabelecendo uma relação de equilíbrio entre a sociedade e a natureza. A equipe se preocupa com questões socioambientais, com os impactos atuais sofridos sobre a natureza, e principalmente com seus efeitos nas gerações futuras. Por essa razão, realizamos o desenvolvimento de pesquisas e iniciativas que possibilitam ações para otimizar processos e solucionar problemáticas ambientais.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Dessulfurização da gasolina"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Danilo Ferreira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Muito bacana! A ciência em prol do meio ambiente e das ações sustentáveis!
Responder
Reportar
hace 2 años