CARBONO 14 - Restauração dos Corais

Promover a restauração de corais nativos em áreas degradadas do ecossistema recifal. Para tanto, realizamos a extração como forma de controle, do coral-Sol (Tubastraea spp) espécie exótica invasora, que compete diretamente com os corais nativos, e é listado como uma das graves ameaças sofridas pelos recifes brasileiros. Seu esqueleto calcário, é utilizado como insumo na fabricação de sementeiras, que servem de substrato, para recrutamento de fragmento de coral da espécie Millepora alcicornis popularmente conhecido como coral de fogo. Este experimento cientifico é realizado em ambiente natural, na Área de Proteção Ambiental Municipal Recife das Pinaúnas, para recompor áreas degradadas dos recifes de coral da ilha de Itaparica e de outras regiões da Área de Proteção Ambiental Estadual Baía de todos os Santos. Pensando sempre na inovação e sustentabilidade utilizamos embalagens da tetrapack como fôrmas para fabricação destas sementeiras e realizar o plantio de fragmentos de coral nativo.
Problema que resuelve su propuesta
Esta é uma iniciativa inédita de restauração dos recifes de coraias nativos degradados na Baía de Todos os Santos as espécies de coral- sol já vem causando perda na biodiversidade dos corais nativos e consequentemente a extinção de seus habitats. Como forma de minimizar os impactos do coral- sol no ecossistema recifal, nós realizamos a extração como forma de controle e utilizamos os esqueletos dessas espécies como insumo para a produção das placas sementeiras. Dessa forma temos um produto com composição muito próxima às originais dos substratos onde os corais nativos se desenvolvem (carbonato de cálcio). Criando assim, jardins submersos que vão contribuir para o aumento da biodiversidade de espécies de peixes e invertebrados, com isso melhorando a produção da pesca artesanal e do extrativismo marinho nas comunidades tradicionais que dependem da saúde destes ambientes para sua sobrevivência e segurança alimentar.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O protagonismo da juventude local na recuperação do ecossistema costeiro marinho, especialmente dos recifes de coral, dando-lhes alternativas de ocupação e renda, através de atividades de turismo científico e cultural. Além de treinamento e capacitação para a realização do monitoramento extensivo dos recifes de coral, realizando ações educacionais com jovens das comunidades da Ilha de Itaparica. Áreas que sofrem um forte impacto causados por pesca com explosivos, dragagens e pisoteamentos, estão sendo beneficiadas com o resgate de fragmentos de corais nativos utilizados na restauração destas áreas degradadas por ações humanas. A produção de conteúdo e divulgação científica se mostra de fundamental importância para construção do conhecimento, estimulando o protagonismo juvenil e iniciativas de ciência cidadã, e construção do conhecimento para sustentabilidade dos recifes de coral e qualidade de vida das comunidades tradicionais da Baía de Todos os Santos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Vivo na Ilha de Itaparica, banhada pelas águas do oceano atlântico. Assim como eu, todos que vivem aqui são fortemente conectados com o mar. Filho de um velejador que chegou na Ilha de Itaparica na década de 90, conheci através dele, um pescador que acabou transformando a sua história através de ações sustentáveis. Tive o privilégio de ser motivado por práticas que envolvem a conservação dos ambientes marinhos desde muito cedo. Essa relação foi de fundamental importância para o meu desenvolvimento humano e a minha visão quanto a importância do rico ecossistema de onde vivo. Estamos vivenciando o calendário mundial da “Década dos Oceanos”, onde denúncias importantes sobre a fragilidade dos ecossistemas marinhos estão sendo divulgadas, e uma chamada urgente à mitigação desses impactos está sendo cobrada de governos e sociedade organizada. Além disso, milhares de pessoas dependem diretamente dos recifes de coral para sua sobrevivência, segurança alimentar e qualidade de vida.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "CARBONO 14 - Restauração dos Corais"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Joshua a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario