Reutilizar: um novo olhar, uma nova arte

O litoral paraense, situado na região Norte do Brasil, é constituído por uma extensa diversidade de ambientes. Entre eles, os manguezais, responsáveis por grande retenção de carbono. E as praias estuarinas amazônicas, grandes pontos de atrações turísticas, com características e ecossistemas únicos. Porém esses ambientes são continuamente afetados por resíduos sólidos, principalmente, o plástico. Este material ocasiona diversas consequências para a fauna local, e a comunidade que depende da extração de organismos destes ambientes. O objetivo é criar uma rede de pessoas para fazer a manutenção dos ecossistemas costeiros, através de monitoramento e coleta de resíduos sólidos no litoral do Pará. Os resíduos coletados serão reaproveitados em oficinas de artesanato para promover obtenção de renda com a venda do produto para a população. O propósito é mitigar os impactos causados pelo descarte de resíduos em ambientes costeiros e aproximar a população das problemáticas oceânicas.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto atinge a população costeira paraense, visto que, há uma porcentagem considerável de cidadãos dessas áreas dependentes da pesca artesanal e do turismo. No entanto, com a poluição de praias e manguezais da região, afeta negativamente no modo de vida, por exemplo, na segurança alimentar dessas comunidades que utilizam o extrativismo de animais da área costeira como fonte de renda e alimentação, ademais, o litoral paraense faz parte da identidade sociocultural da comunidade local. Dessa forma, pretende-se contribuir para o descarte e destino adequado de lixo encontrado em praias e manguezais amazônicos Além de ecossistemas únicos, também são importantes para a produção científica, turística e econômica. Por isso acreditamos que fazer ações em parceria com jovens sobre a poluição destes ambientes é essencial para mitigar e sensibilizar acerca da poluição por plásticos, além de oferecer com o material coletado alternativas de obtenção de renda para a população.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
A coleta e contagem de resíduos sólidos encontrados em ambientes costeiros paraenses servirão como forma de realizar educação ambiental para sensibilizar jovens para a problemática da poluição por resíduos sólidos nesses ambientes. Além disso, a oficina de artesanato para reaproveitamento desses materiais irá atuar como meio de instigar a busca por soluções de reaproveitamento dos resíduos sólidos com a finalidade de obtenção de renda. Ademais, os resultados obtidos na oficina referente à quantidade de lixo encontrados no ambiente serão documentados e compartilhados em redes sociais, assim o conteúdo poderá ser amplamente divulgado para a sociedade no geral. Portanto, a partir dessas etapas espera-se mitigar e sensibilizar acerca da poluição por resíduos sólidos em praias e manguezais amazônicos, garantir o ecossistema equilibrado e atividades essenciais para a comunidade local, como a pesca artesanal e o turismo, que são diretamente afetadas pela poluição de resíduos.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Os oceanos possuem papel fundamental em diversos setores da vida humana, até mesmo o ar que respiramos tem influência oceânica, cerca de 54% do oxigênio da atmosfera é gerado pelas microalgas marinhas, ainda temos a importância sociocultural, econômica e política, dos oceanos, além da sua importância ecológica. Como acadêmicas de oceanografia estudamos em várias áreas (biológica, geológica, química, física, socioambiental) os impactos ambientais presentes nesse ecossistema, que não estão restritos ao seu setor e as áreas costeiras, muitos dos impactos nos ambientes continentais também afetam o oceano, dessa forma, sabemos da importância de projetos para amenizar as problemáticas atuantes no meio ambiente de forma geral e no ambiente marinho, visto toda a sua influência e importância para permanência da espécie humana.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 14: A vida sob a água
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Reutilizar: um novo olhar, uma nova arte"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Oceanaltas Girls a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Projeto maravilhoso, a natureza agradece????
Responder
Reportar
hace 2 años
Ameiiii
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrível
Responder
Reportar
hace 2 años
Maravilha!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Dignas. Meus parabéns, meninas!! Muito bom.
Responder
Reportar
hace 2 años
Parabéns meninas!
Responder
Reportar
hace 2 años
Ótima iniciativa das meninas!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Lindo projeto . Sucesso
Responder
Reportar
hace 2 años
Achei incrível ???
Responder
Reportar
hace 2 años
Que proposta incrível, amei♥️
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta maravilhosa o litoral paraense precisamos.
Responder
Reportar
hace 2 años