Gira-Sol

O projeto Gira Sol consiste em quatro ações principais: 1) desenvolver, com base no conceito de "inovação frugal" (Navi Radjou, 2015), tecnologias sustentáveis e de baixo custo para a cocção e processamento de alimentos com energia limpa; 2) junto a parceiros, testar, prototipar e distribuir essas tecnologias a comunidades agroextrativistas da Amazônia, utilizando as metodologias de Design Thinking e Human-Centered Design para envolver a comunidade no processo inventivo; 3) capacitar líderes comunitários no uso e manutenção das tecnologias, bem como na criação de novos negócios a partir de tais tecnologias, e; 4) comunicar o impacto e resultados do projeto. Assim, as tecnologias de processamento sustentável de alimentos objetivam reduzir o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa (GEE) ao aumentar a produtividade e renda das comunidades locais da Amazônia. As tecnologias desenvolvidas são instaladas nas residências dos moradores e em Centros Comunitários.
Problema que resuelve su propuesta
O Pará é um dos estados que mais produzem farinha de mandioca e, consequentemente, utiliza a lenha para produção desse alimento, nós do projeto gira-sol destacamos esse problema, principalmente nas comunidades que residem em territórios ribeirinhos e/ou quilombolas e sobrevivem de atividades agroextrativistas, com destaque para o cultivo de açaí, mandioca e cacau. Além disso, possuem nível de educação formal baixo, a maioria utiliza fogão à lenha. Além disso, é perceptível e comprovado os diversos problemas de saúde respiratória causada pela queima da lenha. A comunidade parceira do Gira Sol está localizada no município de Bujarú/PA onde a maioria da fonte de renda da família é por meio do extrativismo. Nesse sentido, observando esse problema pertinente em muitas comunidades da região, temos o objetivo de melhorar a qualidade de vida e renda de forma inovadora e segura aliado ao impacto positivo ambiental sustentável.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os beneficiários diretos serão impactados através da introdução das três tecnologias para processamento de alimentos e de capacitações de fomento ao empreendedorismo social e agricultura e manejo da terra. Ao implantar essas tecnologias de energia limpa e reduzir o uso de lenha, o projeto combate o desmatamento, diminui a emissão de gases de efeito estufa e ajuda a preservar a biodiversidade local, além de poder replicar as práticas para outras comunidades parceiras. Assim, buscamos concretizar o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as gerações presentes e futuras, resguardado na Declaração de Estocolmo de 1972, artigo 1°.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
De acordo com o PNAD, o consumo de lenha no Brasil chegou a 16,1% em 2016, ou seja, mais de 33 milhões de brasileiros a utilizam para a cocção dos alimentos, especificamente, a cadeia da farinha de mandioca, que consome, em média 2,4 m3 st de lenha (MODESTO JÚNIOR; ALVES, 2015) para produzir 1 t de farinha. Para a Embrapa, a maior parte dessa lenha deriva do desmatamento ilegal, e o constante uso de lenha provoca desmatamento local nas áreas próximas das comunidades, que podem ficar sem recursos para a realizar suas atividades econômicas e ter que, cada vez mais, buscar lenha de locais mais distantes. Diante disso, buscamos implementar soluções práticas e escaláveis para reduzir o uso insustentável de práticas degradantes que afetam diretamente a dinâmica de vida das comunidades amazônicas construindo parcerias estratégicas em prol do cumprimento da agenda 2030.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Gira-Sol"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a rafaela valente a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario