Faveleira

A Faveleira, atualmente, é uma plataforma de educação ambiental e também de geração de conteúdo de comunicação sobre o tema, onde a população periférica possa se inteirar das pautas ambientais e possa lutar e argumentar com propriedade pelos seus direitos. A Plataforma surgiu a partir da minha vivência como jovem moradora de favela que estudou formalmente questões ambientais, sendo hoje técnica em meio ambiente. Identificando que por mais que meu território tivesse uma linda história ambiental, de resistência e luta, isso não é mencionado pelo alto índice de violência e negação de direitos presentes aqui. Essa população está diariamente lutando para sobreviver e a pauta ambiental, por conta disso, parece um simples privilégio. Além disso, mesmo hoje é muito difícil encontrar uma plataforma com informações socioambientais e de linguagem acessível para o público periférico e, principalmente, com informações que de fato perpassam esses corpos e suas realidades.
Problema que resuelve su propuesta
A Maré é um conjunto de 16 favelas localizadas entre as três principais vias expressas do Rio de Janeiro: Avenida Brasil, Linha vermelha e Linha Amarela, com um déficit arbóreo de 1180 árvores, tornando-o uma ilha de calor, além disso grande parte da nossa população tem problemas respiratórios causado pelo alto nível de poluição. A Nova Holanda, uma das favelas da Maré, foi construída sobre um aterro e está abaixo do nível do mar, correndo sérios riscos de inundação. O local que já foi mangue e comportava de ilhas e praias e a Enseada de Inhaúma hoje encontra-se ambientalmente destruído por conta da série de aterramentos feitos e principalmente pela ausência de saneamento, mesmo estado localizada ao lado da ETE Alegria, uma das maiores Estações de Tratamento de Esgoto do Brasil, 0% do nosso esgoto é tratado e 100% é jogado na Baía de Guanabara causando a morte desse bioma e também da comunidade pesqueira que ainda resiste na Maré, aos poucos nossa memória ambiental está se esvaindo.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
As pessoas sempre tratam questões ambientais como complexas de resolver e que por isso não são um assunto para qualquer cidadão. No Faveleira, mostramos que não é bem assim, através dos nossos conteúdos conseguimos comunicar de uma forma simples como as problemáticas ambientais afetam diariamente nossas vidas. Desde que o Faveleira surgiu rapidamente muitas pessoas passaram a nos seguir, interagir com os conteúdos e desde então não paramos, todas as semanas recebo convites para palestras, formações e rodas de conversa para falar sobre meio ambiente, educação ambiental e periferia. Por meio do meu trabalho enquanto educadora ambiental hoje o curso preparatório da Redes da Maré tem pela primeira vez a disciplina de educação ambiental incluída na sua grade curricular. Um relato importante é de uma das nossas seguidoras que precisou fazer um trabalho no curso sobre logística reversa e usou como base o vídeo de sustentabilidade empresarial e se saiu muito bem e veio nos relatar sobre isso
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Meu interesse pelo meio ambiente surge junto com a minha entrada no Técnico em meio ambiente no Colégio Pedro II onde todos os impactos ambientais relatados nas aulas pareciam tão distantes, mas eu sabia que o que eu vivia na favela aquilo sim era um impacto ambiental do cotidiano, mas não via ninguém falar sobre isso. Imagina viver em um local com esgoto a céu aberto, valões, falta de água e um calor insuportável. Esse incomodo em ver minha favela sem saneamento, sem árvore, sem praça que me despertou e é o que me faz cada vez mais estudar e pesquisar a temática e é por tudo isso também que hoje curso Engenharia Ambiental e Sanitária na UERJ, por todos os moradores da Maré e pela Lorena de 16 anos indignada com o mundo. E o oceano perpassa tudo pois eu vivo ao lado da Baía de Guanabara completamente poluída onde é despejado o esgoto produzido por 140.000 pessoas diariamente, que há uma comunidade pesqueira tão perto de mim, que a Maré já foi mangue e praia que tudo se conecta.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Faveleira"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Lorena Froz a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario