Experimentos: Onça para Hoje e para o Futuro

Produzir graficamente uma revista expositiva junto com o COMUPRA relatando as principais atividades, ações, técnicas, estratégias e histórias - que serão mapeadas - de todo o movimento que busca viver com o rio vivendo, o Ribeirão Onça. A ideia é contribuir para a melhoria de vida da comunidade do Baixo Onça dando visibilidade à luta e evidenciando a relevância do movimento para emancipação comunitária sustentável, ao realizar o produto: “Experimentos do Onça para Hoje e para o Futuro”, um estudo sobre as conquistas e aspirações por meio da Meta 2025: NADAR, PESCAR E BRINCAR NO RIBEIRÃO ONÇA.
Problema que resuelve su propuesta
Queremos afetar o povo do Baixo Onça, que convive em seu cotidiano com o Ribeirão, assim como outras populações ribeirinhas de regiões afetadas por sua depravação. O Ribeirão Onça é o maior poluidor do Rio das Velhas e, por consequência, do Rio São Francisco, portanto, acreditamos que a proposta envolve toda a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça. O COMUPRA, junto com o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, exerce ações, debates e eventos periódicos, trabalha a educação ambiental e recuperação do Ribeirão Onça. Tem como proposta uma nova relação com o rio, de comunitariamente procurar, acessar e garantir direitos, de realizar discussões e ações nos territórios, de envolver e refletir sobre pautas como moradia digna, saúde coletiva, sustentabilidade, segurança alimentar, educação inclusiva, de visibilizar e valorizar territórios periféricos e marginalizados. Compartilhar essas experiências e ações é combustível e inspiração para outros territórios e comunidades.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os impactos a curto prazo seriam: Sistematização das histórias, promover o debate de questões relacionadas à água e articular parceiros para o movimento, pensar junto com a comunidade local quais conteúdos podem ser abordados na revista para que eles sejam contemplados e representados da melhor forma. Colher dados, informações, fotografias e depoimentos. A médio prazo, iniciaremos a produção da revista, trabalhamos com a valorização dessas histórias, produções e do território, desenvolvendo o pertencimento da comunidade. Ampliaremos a discussão socioambiental, exposição dos meios, das estratégias, das possibilidades e da meta 2025 para que inspire outros territórios, cidades ou países. A longo prazo, contribuímos no alcance da meta 2025 e entregamos um produto para a comunidade do Baixo Onça, de modo a divulgar, enaltecer e fortalecer os movimentos existentes e inspirar ações e modos de vida sustentáveis.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Acreditamos na potência de um Movimento que existe há mais de 10 anos, nas conquistas alcançadas pelo mesmo e naquelas que ainda são possíveis de serem traçadas, acreditamos no desenvolvimento socioambiental do território urbano a partir da ação coletiva e em prol da emancipação comunitária, principalmente daqueles submetidos a processos de urbanização precários por ocuparem as margens da cidade formal. Além disso, assim como defende o Movimento, acreditamos que a vida está nas águas, em sua força, resiliência e encontros. O Ribeirão Onça se encontra bastante degradado em decorrência da extinção de mata ciliar, do aporte de sedimentos para o seu leito, do descarte clandestino de resíduos sólidos, do lançamento de efluentes domésticos, da presença de ocupações irregulares no seu entorno, em parte canalizado e em solo impermeabilizado. No entanto, ainda neste contexto, há um grupo de pessoas que almeja viver o rio limpo para que possam pescar, nadar e brincar, assim como já foi possível.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Experimentos: Onça para Hoje e para o Futuro"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Ana Laura Souza Vargas a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario