Caxxyri

O Caxxyri é um coletivo comunitário do bairro Coroado, situado na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. O projeto nasceu pela necessidade de jovens moradores do bairro de sensibilizar a comunidade para a crise socioambiental que enfrentamos, promovendo ações comunitárias através da arte-educação, da agricultura urbana e da comunicação social. Nossa intenção é criar espaços para reflexões sobre temas diretamente relacionados com o meio ambiente e a saúde coletiva, como o direito à alimentação de qualidade, a importância dos espaços verdes,, árvores frutíferas e hortas comunitárias na área urbana, e as implicações desses temas para a justiça social.Nossa proposta é promover, em articulação com os órgãos locais de saúde e meio ambiente, o envolvimento da população na governança ambiental por meio de atividades de fomento e valorização da agricultura urbana, incentivando a produção de mudanças coletivas no sentido de tornar a comunidade gradualmente mais sustentável.
Problema que resuelve su propuesta
Manaus é a maior capital brasileira na Amazônia Central e , portanto, a questão ambiental é uma problemática complexa históricamente presente na cidade, afetando toda população residente na capital amazonense. Dentre as principais causas da crise estão a falta de: saneamento básico, logística adequada para a coleta dos resíduos nos bairros, coleta seletiva e, principalmente, de ações permanentes de educação ambiental. Tais deficiências resultam em ambientes insalubres, com lixeiras viciadas em inúmeros pontos da cidade e despejo de esgoto, resíduos e entulhos nos igarapés causando para além dos impactos ambientais um grande risco de veiculação de doenças. Sabendo que toda essa problemática atinge de forma ainda mais severa as zonas mais empobrecidas da cidade e por acreditarmos que é nesses ambientes de escassez que vive a sabedoria para promover a mudança, nossas ações são voltadas para a população do Coroado, bairro periférico de Manaus com grande densidade populacional, situado ao
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Desde que iniciamos os projetos no Coletivo, fizemos parcerias com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e outras instituições, e assim resolvemos alguns problemas de várias lixeiras viciadas no bairro com mutirões de retirada de lixo e plantio de árvores nativas às margens do igarapé que corta o bairro e outros pontos mais críticos, mudanças positivas em relação à questão do lixo, meio ambiente e saúde. O sucesso dessas atividades juntamente à nossa atuação durante a pandemia com campanhas solidárias e compartilhamento de informações confiáveis de combate à covid aumentaram nosso respaldo junto à comunidade, nos motivando a expandir nosso trabalho. A partir da articulação de novas parcerias e formas de apoio, o Caxxyri pretende aprofundar sua atuação nas linhas de fomento à agricultura urbana e à sustentabilidade de base comunitária como forma de contribuir para a resolução das problemáticas socioambientais da cidade.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A urgência por soluções para as crises ambientais, cada vez mais, motivam nossas ações na sociedade. As mudanças climáticas sempre nos causaram preocupação e a aceleração do processo de degradação ambiental, causada por um modelo de sociedade consumista e desigual, sempre nos causaram indignação. Isso fez com que nos organizássemos na forma de um coletivo comunitário que visa mobilizações socioambientais para defender de forma crítica e com ações contundentes, o enfrentamento desse modelo insustentável. Acreditamos que com projetos norteados por um modelo urbano mais sustentável e práticas que ajudam na conexão das pessoas com a natureza, podemos viver em uma cidade com modos de vida mais dignos, espaços mais verdes e igarapés vivos. Reconhecemos que a manutenção da nossa vida no planeta depende de conseguirmos operar esse tipo de mudança em territórios diversos, do interior do continente às ilhas oceânicas, portanto buscamos contribuir com uma humilde parte nesse projeto de futuro.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Caxxyri"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Gabriel a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario