Projeto Motirô

O propósito do projeto Motirô é transformar problemas socioambientais em soluções sociais e econômicas, por meio de duas frentes: os módulos didáticos e a compostagem. A primeira frente, dos módulos didáticos, visa levar a educação ambiental para as crianças pela aplicação de módulos sobre o tema, abrangendo diversos assuntos como a importância do meio ambiente, da água, higienização - que trata sobre os microorganismos -, compostagem, entre outros. A outra frente tem como objetivo realizar a compostagem e sensibilizar a comunidade sobre o impacto do descarte incorreto de resíduos orgânicos, o que pode acarretar problemas sanitários e de saúde à comunidade. Até o momento, aplicamos o projeto no Lar Nossa Senhora da Esperança (Sarandi-PR-Brasil), ONG que atua como contraturno escolar. Atualmente estamos em processo de expansão para outra escola, em conjunto com a prefeitura de Maringá.
Problema que resuelve su propuesta
O projeto Motirô busca solucionar o descarte incorreto de resíduos orgânicos em escolas de ensino público na cidade de Maringá-PR. Assim, através de composteiras aplicadas em tais locais, o projeto promove um meio de evitar a produção de gases do efeito estufa e chorume, que podem poluir o solo, a água e o ar. Além disso, evita o risco sanitário acarretado pela exposição direta dos alunos e funcionários com a matéria orgânica em decomposição. Utilizando as composteiras, a escola é capaz de produzir composto que pode ser utilizado de várias formas, como em hortas dos próprios colégios. Ademais, o Motirô procura orientar crianças de 5 a 11 anos quanto a conscientização ambiental, as tornando multiplicadoras em seus próprios espaços. Com este intuito, o projeto, juntamente com os professores da instituição, desenvolve e aplica módulos didáticos, educando as crianças de modo dinâmico e pedagógico sobre conteúdos relacionados ao meio ambiente e sua preservação.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Na Associação Lar Nossa Senhora da Esperança, o projeto possibilitou a destinação correta de 100% dos resíduos orgânicos produzidos, o que reduziu a geração de problemas sanitários e a contaminação da água e do solo. Além disso, em dois anos, foram compostados mais de 2900L de resíduos orgânicos, obtendo uma produção de mais de 300 Kg de composto pronto para o uso, sendo um potencial produto para geração de renda da comunidade ou utilização interna em hortas e canteiros. No âmbito social, 129 famílias foram impactadas pela educação ambiental dos alunos. Tal impacto se deu pelas capacitações sobre reaproveitamento de alimentos e conscientização sobre o descarte correto de resíduos. Após as aplicações dos módulos didáticos, os alunos respondiam um formulário para mensurar o grau de entendimento sobre o tema passado. Obtivemos uma taxa de aprendizado geral de 81,24%. Atualmente, o projeto estuda formas de gerenciamento de resíduos sólidos e está em fase de expansão para outras comunidade
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Porque temos como objetivo contribuir e melhorar a questão do descarte incorreto de resíduos orgânicos, que é um problema no mundo todo, levando por meio do projeto a importância do descarte correto e demais assuntos acerca da educação ambiental para as crianças de diversas escolas. Isso porque acreditamos que as crianças são os maiores agentes transformadores da realidade, no presente e no futuro, e juntos, acreditamos que faremos a diferença.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Motirô"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Julia a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario