Vida Marinha Sem Plástico
- Problema que resuelve su propuesta
- Os oceanos estão gravemente poluídos por plásticos, que causam a morte de animais marinhas – tartarugas, baleias, aves, etc. -, contaminam a cadeia alimentar e afetam a saúde humana com microplásticos. Esse problema é global e sua dimensão é tão grande que, por ele e outros, a Unesco criou a Década dos Oceanos. As causas são complexas, como a expansão da indústria petroquímica e do consumismo, a eliminação dos vasilhames reutilizáveis, a omissão dos governos à crise anunciada, a negligência e baixo compromisso ambiental das corporações que fabricam, usam e comercializam embalagens descartáveis, a mentira de que a reciclagem é a solução salvadora, o green watching da construção de imagem empresarial limpa e a panaceia de que mudanças individuais e iniciativas pontuais vão dar conta dos milhões de toneladas geradas anualmente. Precisamos ir nas causas, não nas consequências. Novas e necessárias leis restritivas estão surgindo, como na Europa, e devemos seguir esse exemplo.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- Considerando minha comunidade os jovens que como eu integram o Instituto Curicaca, junto com meus amigos e meus colegas universitários preocupados com o meio ambiente ou sensíveis ao tema, a iniciativa traria um sentido prático para canalizarmos nossas preocupações com o futuro do Planeta. Estaríamos agindo diretamente nas causas e experimentando desafios sociopolíticos complexos. Se conseguirmos mudanças das leis nos municípios onde nossa ONG atua, o impacto será ainda mais direto. Imaginem os estabelecimentos de alimentação e os comércios da região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, ou dos Parques Estaduais do Turvo e de Itapeva substituindo os produtos plástico descartável por opções de papel, bambu, polímeros de celulose e reduzindo significativamente à poluição das praias, balneários, rios e mares causada por turistas e veranistas? E se isso for maior ainda e beneficiar toda a sociedade brasileira ou do Rio Grande do Sul e as Unidades de Conservação do país?
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- Desde criança meus pais me propiciaram nadar e brincar no mar, observar baleias e aves, pequenos caranguejos e anêmonas nas pedras, e isso me sensibilizou pelos oceanos. Sou lembrada constantemente de que foi deixado a nós o cargo de “geração do futuro”, os jovens que tomariam ações inovadoras promovendo a mudança que a sociedade precisa para podermos viver em um mundo sustentável e mais saudável. Acredito que agora, mais do que nunca, precisamos colocar esse conceito em prática. Não só porque é visível que os problemas gerados pelo ser humano no meio ambiente começaram a afetar a ele mesmo, mas porque estamos há anos devastando ecossistemas que abrigam os outros seres com quem dividimos o Planeta. Envolver-se com a questão dos oceanos e o meio ambiente não é só uma escapatória para sobrevivermos, mas também uma forma de nos reconciliarmos com as milhares de vidas que afetamos durante séculos de exploração desenfreada e gananciosa da natureza por muitas pessoas e empresas.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 12: Consumo responsável e produção
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Vida Marinha Sem Plástico"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Vida Marinha Sem Plástico"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Luana a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario