Ecoturismo e Desenvolvimento Regional

A proposta Ecoturismo e Desenvolvimento Regional Sustentável, visa promover o turismo regional e fortalecer empreendimentos locais, por meio do fomento a visitação em áreas protegidas naturais no destino onde essas áreas encontram-se inseridas, através do trabalho em rede. O objetivo da proposta é que as áreas protegidas onde se é permitido o desenvolvimento de atividades de lazer e turismo, tornem-se um atrativo turístico de destaque das localidades abrangidas por elas, e que empreendimentos locais como restaurantes, meios de hospedagens e agencias de turismo explorem o potencial desses espaços naturais trabalhando em conjunto uns com os outros e também com o setor público, além de incentivar o uso de mão de obra qualificada local. Um dos objetivos da parceria entre os setores público e privado seria ainda o planejamento de estratégias de divulgação e a criação de uma revista bienal para promoção desses destinos.
Problema que resuelve su propuesta
O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. Diversas pessoas que dependiam do setor de forma direta e indireta tiveram suas vidas afetadas. Após meses de restrições e incertezas, o turismo regional pode ser uma saída para aqueles que dependem dessa área, uma vez que atenderia uma demanda interna, sendo os destinos de natureza um dos mais promissores, em razão dos inúmeros benefícios do contato com a natureza para as pessoas, e da possibilidade de lazer e recreação ao ar livre. Tornar as áreas protegidas visíveis nesse aspecto, mostra para a sociedade a importância desses ambientes e as contribuições que sua conservação e preservação podem gerar para as pessoas, oportunizando ganhos tanto de bem-estar e qualidade de vida quanto econômicos.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Um dos objetivos da proposta é o trabalho em rede. O trabalho em rede visa fortalecer a economia local, gerando emprego e renda. Uma das sugestões propostas é a organização de roteiros turísticos que tenham os parques como destaque e que incluam estabelecimentos do seu entorno. Um exemplo é a formulação de roteiros criados por agencias de turismo que ofereçam passeios dentro das áreas protegidas, guiados por moradores locais que atuem como guias e/ou que sejam formados para trabalharem como condutores de visitantes dessas áreas, incluindo alimentação, hospedagem e/ou desconto em restaurantes e bares próximos. A aproximação do setor privado e das pessoas com as áreas protegidas é uma forma de promover a sensação de pertencimento e a sensibilização para questões ambientais.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Com o avanço das cidades sobre os espaços naturais e o seu desmatamento para estabelecimento da agropecuária. Cada vez mais torna-se necessário iniciativas que visem proteger e conservar a natureza. Nesse sentido, buscamos formular ideas criativas que promovam uma convivência harmônica entre o homem e a natureza, visando a proteção de todos os ecossistemas, para um desenvolvimento sustentável.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ecoturismo e Desenvolvimento Regional"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Tarcisio a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Achei a proposta muito interessante ja que resolve várias problemáticas atuais..
Responder
Reportar
hace 2 años