Jovens Empreendedores

O projeto, busca promover práticas que contribuam com o empoderamento dos alunos do ensino médio de rede pública. Visando o aprofundamento do autoconhecimento, aplicamos testes vocacionais e rodas de conversa para os alunos interagirem e se auto conhecerem; a descoberta do sonho de carreira, elucidando as oportunidades de estudo ao redor da região, levando exemplos de pessoas de realidade semelhante que estão prosperando, despertar no jovem o interesse pela continuidade nos estudos; e as motivações e metas para alcançar seus objetivos, com planos para como alcançar esse sonho, oferecemos o processo de mentoria e dicas práticas de saúde mental, gestão de tempo e clareza, contribuindo, assim, para uma carreira mais assertiva e a continuidade dos estudos pós colégio . Ao fim, esperamos que esse jovem conheça as oportunidades à sua volta, desperte o interesse e tenha mais segurança para escolher sua carreira, tendo a visão de um futuro mais próspero
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
O Brasil é o país que mais investe em educação no mundo, e ainda assim sua educação pública deixa a desejar em diversos aspectos. Segundo dados do instituto Ayrton Senna, cerca de um quarto da população brasileira está na escola – quase 50 milhões de pessoas –, mas nosso sistema educacional não está dando as oportunidades necessárias para que esses estudantes progridam nos estudos, no trabalho e na vida. E ainda assim, dentre os brasileiros que estão na escola pública, muitos abandonam a escola antes de concluir o ensino médio. Dentre os que concluírem o ensino médio, apenas 10% terão aprendido o que deveriam em matemática. Pensando nisso, criamos o projeto Jovens Empreendedores, com a finalidade de levar para as escolas públicas brasileiras- principalmente ensino médio- uma educação que integre questões psicossociais e emocionais, levando ao aluno questionar-se, através de aulas integrativas, dinâmicas e desafios, sobre: autoconhecimento, protagonismo, carreira, liderança e sonhos.Dentro do conteúdo pedagógico instituído nas escolas públicas os professores devem priorizar o conteúdo acima de qualquer coisa, as dinâmicas de aula poucas vezes são modificadas e a relação aluno e professor se mantêm afastada e sistematizada, todavia sabemos que no mercado de trabalho o conteúdo não é o diferencial mas sim, a proatividade; liderança; saber trabalhar em equipe; motivações; objetivos; propósitos e valores que o indivíduo carrega e compartilha com aquela vaga de emprego, empresa e/ou instituição. Uma educação que integre todos esses aspectos é possível! Acreditar na educação é uma provocação, e nós da Enactus UFES acreditamos.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
No ano de 2018 o projeto foi aplicado na escola EMEFM Pedro Simão em Alegre-ES para a turma de segundo ano, compreendendo 30 alunos. E já se colhe frutos do projeto, onde todos os anos a maioria dos alunos que participaram do Jovens Empreendedores ingressam na UFES. Mas não queremos parar por aqui, a ideia é ampliar esse impacto, deixando-o cada vez mais eficaz.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
O nosso projeto leva para dentro das escolas a importância de uma educação que integre o desenvolvimento emocional e psicossocial, preparando o jovem além de conteúdos básicos para realizar provas de vestibulares. Levamos, com nossa metodologia e capacitação, dinâmicas e conteúdo que fomentem o jovem a construir seu futuro, conhecer a si mesmo e definir seus propósitos, missões e o que quer deixar de valor no ambiente em que vivem. Para que assim, tenham continuidade e crescimento profissional após o ensino médio, alterando as atuais estatísticas de abandono. Através do autoconhecimento e autodesenvolvimento o jovem se torna capaz e confiante para ser protagonista de sua nova história. Tendo mais foco e determinação para alcançar seus objetivos e ciente de que para se construir uma grande história muitas barreiras irão surgir, mas depende de você não ser vítima, e seguir em frente. O projeto leva para escola grandes exemplos de pessoas de sucesso, que para alcançar seu sonho grande e chegar onde estão hoje, enfrentaram muitos “nãos” e barreiras. Essa troca, atualmente, é essencial para os jovens dado que o número de indivíduos com depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos está cada vez maior em escolas de ensino médio e universidades.
Nombre y apellido representante del equipo
Thamires Fontoura
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Jovens Empreendedores"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Thamires Fontoura Cantalejo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario