Ateliê TRANSmoras: Moda e Inovação

O Ateliê TRANSmoras, localizado em Campinas no Brasil, foi fundado pela estilista e artista Vicente Perrotta. É co-coordenado pela produtora cultural Rafa Kennedy e a publicitária Antonia Moreira.É um espaço de acolhimento de pessoas trans em vulnerabilidade. A partir de metodologias envolvendo arte, costura e inovação se coloca como um hub de criação de lideranças e artistas mulheres trans, travestis e negras - bastantes excluídas no país. Esse conjunto de forças estimula a criação de produtos de impacto social com sustentabilidade financeira. O principal produto do Ateliê hoje é a marca VP Upcycling, roupas feitas a partir de descartes da indústria e doações. A equipe do Ateliê é responsável pelo fomento à costura, a produção das peças, criação de conceito, fotografia e produção de desfiles, impactando diversos setores da cadeia de moda. Para formar novas costureiras e profissionais comprometidas com a produção consciente de moda o projeto dá cursos de corte e costura
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
Por ano apenas 20% das 175 mil toneladas de resíduos têxteis são reutilizados ou reciclados pelas indústrias do setor (Globo, 2017). Com tão pouco cuidado com os materiais produzidos pelas próprias fábricas não podemos esperar algo melhor no fim da vida útil dos produtos da indústria. Não há no Brasil política para reciclagem de materiais têxteis, tampouco informações e uma logística reversa para que a indústria se responsabilize pelo descarte correto e seguro ao meio ambiente de seus produtos. Com um crescimento contínuo da moda rápida em oposição à degradação dos recursos naturais brasileiros, fica evidente a necessidade de repensar as relações entre roupas e consumidores, buscando equilibrar demanda com capacidade produtiva. Por meio de suas atividades o Ateliê TRANSmoras busca resolver três problemas principais: A falta de educação formal acerca de práticas sustentáveis em produção de moda;A geração de valor em restos e descartes da indústria têxtil para ressignificação de seu ciclo de vida.A capacitação empreendedora em moda para grupos historicamente marginalizados, como mulheres negras, trans e travestis. Com os produtos da marca de vestuário, oficinas e cursos o Ateliê educa alunos para uma formação crítica, técnica e empreendedora em moda upcycling (reutilização de materiais) e fomenta uma cadeia de produção de moda inovadora. Criamos novos produtos com valor agregado e geramos renda a partir da promoção e venda desses produtos em feiras, exposições e semanas de moda.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Impactamos na conscientização crítica acerca de opressões sociais a partir da conexão com o desperdício e as violências da indústria da moda. Com esse trabalho geramos renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. Passaram pelas formações e desfiles cerca de 185 pessoas no ano de 2018. Temos constantemente rastreado novos empreendimentos no ramo com influência de nosso projeto e já identificamos iniciativas relacionadas à moda e uso de descartes em coletivos de outras cidades do estado.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
3- Materiais sustentáveis – Consumo Responsável (ODS 12) / Luta contra a Mudança do Clima(ODS 13) / Vida submarina e ecossistemas terrestres (ODS 14 e 15).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
A combinação de movimento social com geração de renda capacitou o Ateliê para criação de projetos sustentáveis em moda e inovação. Como coletivo temos construído modelos de serviços para fortalecer o projeto e gerar mais impacto. Nossa inovação reside no encontro com um nicho de mercado interessado em peças upcycling, sem gênero e numeração, construídas a partir de uma nova forma de produção. Além disso, inovamos com o impacto generalizado na cadeia de moda, por meio da profissionalização e formação de novas lideranças e criativos em moda sustentável.
Nombre y apellido representante del equipo
M. Antonia Moreira
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ateliê TRANSmoras: Moda e Inovação"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a M. Antonia Moreira a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Relevante trabalho de empoderamento.
Responder
Reportar
hace 4 años
Maravilhoso e necessário, me ajuda a ser melhor todos os dias com todas as vivências e informações dadas pelo coletivo
Responder
Reportar
hace 4 años
muita admiração por esse trabalho q contesta a colonialidade sobre os corpos e o modelo predatória de sociedade em que vivemos
Responder
Reportar
hace 4 años
Votada
Responder
Reportar
hace 4 años
Um projeto que Transforma!!
Responder
Reportar
hace 4 años
Incrível!
Responder
Reportar
hace 4 años
Necessário
Responder
Reportar
hace 4 años
Um projeto de significativo impacto social e em busca da sustentabilidade .
Responder
Reportar
hace 4 años
Vamos compartilhar que vai dá certo
Responder
Reportar
hace 4 años
Chic e necessário
Responder
Reportar
hace 4 años
❤️❤️❤️
Responder
Reportar
hace 4 años
Não queyla ! Um projeto que trás a sustentabilidade como principal idéia, e explore todas as formas possível de moda sem gênero
Responder
Reportar
hace 4 años
Pensar sustentabilidade como esse projeto pensar, e explorar a sustentabilidade na moda! É disso que o mundo precisa.
Responder
Reportar
hace 4 años
TUDO DELAS!
Responder
Reportar
hace 4 años
Que esse projeto siga mudando vidas e visões de mundo!!!
Responder
Reportar
hace 4 años