ReCiclo

Existem muitos entraves encontrados pelos catadores de materiais recicláveis e cooperativas ao desempenharem o seu trabalho, como: o tempo que perdem no processo de triagem dos resíduos coletados devido à separação incorreta, a falta de comunicação entre as cooperativas e moradores, falta de locais apropriados e por não conseguirem fazer o reaproveitamento dos materiais devido às condições que são descartados. Com os avanços dos impactos negativos da Covid-19, essa situação se agrava ainda mais. O projeto ReCiclo surgiu em 2020 durante o primeiro hackathon da rede Enactus e busca atenuar todas essas problemáticas promovendo um relacionamento entre cooperativas de reciclagens e condomínios, por meio da utilização do WhatsApp Corporativo. Graças a essa conexão estabeleceremos o ciclo consciente de consumo e promoveremos descarte e o reaproveitamento dos materiais recicláveis, promovendo melhores condições de trabalho a esses trabalhadores e o sentimento de respeito e cuidado com a Terra.
Problema que resuelve su propuesta
Vimos que durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus houve um aumento de 15% a 25% na quantidade de resíduos residenciais (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe), aumentando a quantidade de lixo que produzimos. Durante esse período a coleta foi prejudicada e os catadores de materiais recicláveis foram mais uma vez afetados negativamente. O aumento da geração de resíduos domésticos durante a pandemia e a importância dos catadores e cooperativas como agentes ambientais são dois exemplos de aspectos que precisam receber maior atenção da sociedade neste momento de grandes mudanças. Propostas como o ReCiclo que desenvolvem e fomentam a educação ambiental podem e devem ser utilizadas como ferramentas integradoras e incentivadores para a conscientizar, informar a sociedade e para gerir de forma adequada os resíduos sólidos, envolvendo o poder público, iniciativa privada, organizações da sociedade civil e o próprio cidadão individualmente.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Pretendemos ser facilitadores através da transformação digital incentivando um ciclo consciente de consumo, descarte e reaproveitamento do lixo reciclável. Por meio do projeto ReCiclo objetivamos atingir positivamente as cooperativas e o meio ambiente, estruturando um canal informativo no Whatsapp Corporativo para facilitar o processo de comunicação entre as cooperativas e os condomínios, visando conscientizar os condôminos sobre práticas sustentáveis e por consequência facilitar o trabalho das cooperativas. Dessa forma, podemos atuar no sentido de transformar a realidade dos trabalhadores das cooperativas que trabalham conosco, sensibilizar os participantes envolvidos sobre a responsabilidade que devem assumir com os resíduos gerados, a separação correta e a reciclagem desses resíduos. Se a separação for feita de maneira correta, os catadores conseguem trabalhar melhor no processo de reciclagem e menos resíduos vão se transformar em poluentes.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Vivemos em um planeta vivo, um único ecossistema no qual estamos todos inseridos. Somos todos cidadãos planetários da Terra, e por isso devemos cuidar da nossa casa em comum e de todas as formas de vida que aqui existem. E dentro dessa realidade caótica na qual estamos vivendo, existem muitas vidas sendo aniquiladas e muitos seres humanos que não possuem acesso aos seus direitos básicos. De acordo com informe da ONU News pelo embaixador de Portugal junto às Nações Unidas, se nada for feito para combater a poluição, em 2050 os mares e oceanos podem ter a mesma quantidade de peixes e plástico. Já vivemos em um cenário irreversível, a produção de poluentes que vão parar nos nossos solos e nas nossas águas só tende a crescer, e a Terra implora para que algumas medidas sejam tomadas, não podemos observar a destruição de um Planeta parados. Por isso, é tão importante que passemos a agir de forma global para caminharmos rumo a um futuro baseado no respeito e cuidado com a vida e com a Terra.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 8: O trabalho decente eo crescimento econômico
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ReCiclo"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Projetos Enactus UnB a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Projeto incrível e extremamente relevante para a sociedade. Parabéns a todos os colaboradores do projeto!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
O projeto apresenta uma oportunidade inovadora de reduzir a geração do lixo e realizar uma melhor gestão dos resíduos sólidos, ao mesmo tempo que possibilita a conscientização de cidadãos e o aumento da renda de catadores de material reciclável. É uma ideia genial! Merece destaque e congratulações à equipe envolvida.
Responder
Reportar
hace 2 años
Que projeto incrivel!! Parabéns ao time, essa proposta tem grande potencial e muitissima relevância para a sociedade!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Incrível! Vejo muito potencial e relevância na proposta, parabéns a todas as pessoas envolvidas!! ??
Responder
Reportar
hace 2 años
Que projeto maravilhoso! Muito orgulho do Time Enactus UnB por essa conquista.
Responder
Reportar
hace 2 años
Tudo pra mim. Projeto incrível!
Responder
Reportar
hace 2 años
Proposta de projeto muito interessante, muito impacto para pessoas que precisam!! Muito legal ver todas as consequências que um cuidado maior com o nosso lixo pode trazer para a sociedade e o ambiente!
Responder
Reportar
hace 2 años
Uhuuuu massa demais!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito orgulhosa em poder dizer que fiz parte do time Enactus UnB! O projeto RECICLO é incrível, e poder ter acompanhado de perto seu crescimento foi um enorme privilégio. Parabéns pessoal, vocês merecem todo o reconhecimento do mundo ????
Responder
Reportar
hace 2 años
Nossa, achei tão legal!
Responder
Reportar
hace 2 años
Eu amo esse projeto!
Responder
Reportar
hace 2 años
Projeto incríveeel!
Responder
Reportar
hace 2 años