Brigada Ambiental Cearense Carnaúba (BRAMCA)

A Brigada será responsável por realizar ações de educação ambiental, ações de limpeza de praias, dunas e outras áreas verdes em cooperação com as comunidades, realizar procedimentos de prevenção e combate a incêndios florestais, incluindo atividades relacionadas à treinamento e capacitação de comunidades, produtores agroflorestais e brigadistas com a difusão das técnicas e conscientizando a população sobre riscos do emprego inadequado do fogo, além de monitoramento, pesquisa e realizar resgate de animais silvestres. Apoia também os assentamentos da reforma agrária, territórios quilombolas, unidades de conservação da natureza, outros estados brasileiros, municípios cearenses, propriedades particulares e comunidades tradicionais. Tem a finalidade também de desenvolver programas destinados a ordenar, monitorar, prevenir e combater incêndios florestais, desenvolver e difundir técnicas de manejo controlado do fogo, auxiliando diretamente na mitigação dos efeitos da crise climática.
Problema que resuelve su propuesta
A quem afeta: A biodiversidade (fauna e flora) e a população cearense. Onde: Estado do Ceará Consequências: Destruição completa de ambientes naturais, desertificação do solo cearense, aumento dos efeitos da crise climática, aumento da erosão costeira do estado, impedimento da continuidade das espécies da fauna e flora associadas às áreas verdes do Ceará, destruição de lares, de territórios dos povos indígenas, entre outras comunidades tradicionais. Causas: Incêndios criminosos; Incêndios oriundos de acidentes; Descaso do poder público; Falta de estrutura para realização de resgates de animais silvestres; Especulação imobiliária; Precarização dos órgãos ambientais pelo Governo Federal. Importância de Resolver: Pois a não resolução da problemática poderá causar a extinção de espécies da fauna e flora nativas, destruição de grandes áreas do estado de interesse social e ambiental, consequências irreversíveis para a sociedade cearense, além de mitigar os efeitos da crise climática.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
Os impactos positivos são a conservação, proteção e preservação dos ambientes naturais, diminuindo a desertificação do solo, mitigando os efeitos da crise climática, contribuindo com a redução da erosão costeira do estado, garantindo a continuidade das espécies de fauna e flora associadas, em primeiro momento, à dunas, matas de tabuleiro, enclave de cerrado e manguezais na capital cearense, por estarem mais próximos do núcleo da brigada, além de fauna e flora associadas à áreas de caatinga, remanescentes de mata atlântica, brejos de altitude, inselbergs, campos praianos e cerrado costeiro em todo o Ceará. A BRAMCA, evitará, em cooperação com as comunidades, perdas em incêndios, de lares, agroflorestas, subsistência de famílias cearenses, perda de territórios dos povos indígenas, entre outras comunidades tradicionais e vítimas de incêndios criminosos. Assim resguardando a integridade da população, em especial os mais afetados por eventos extremos em decorrência da injustiça climática.
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
A defesa da biodiversidade e dos direitos humanos está em nosso cotidiano. Após muitos anos dentro do ativismo socioambiental, os membros desse projeto vivenciaram o descaso em diversos setores públicos e privados em relação ao meio ambiente e como as consequências são catastróficas para o planeta e para a sociedade. Por isso, pensamos em como poderíamos atuar de forma mais concreta e mobilizar diferentes contextos para a ação, que precisam ser coletivas e inclusivas. Estudando o cenário cearense, notamos a carência de políticas direcionadas ao objeto deste projeto. Seremos a primeira brigada voluntária do estado!
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 13: Acção Climática
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Brigada Ambiental Cearense Carnaúba (BRAMCA)"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Daniel a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Iniciativa muito massa!
Responder
Reportar
hace 2 años
Fantástico! Iniciativa essencial para o Ceará!!
Responder
Reportar
hace 2 años
Super apoio a brigada ambiental que preserve e proteja os ecossistemas!
Responder
Reportar
hace 2 años
Importantíssimo esse tipo de iniciativa, Ceará precisa demais!
Responder
Reportar
hace 2 años
Valorosas contribuições a brigada ambiental pode dar ao Estado do Ceará.
Responder
Reportar
hace 2 años
Muito importante ações como essas! Super apoio! Parabéns pela iniciativa.
Responder
Reportar
hace 2 años
Super apoio a brigada ambiental que preserve e proteja as florestas, tal como o meio ambiente. Estão super de parabéns! O Ceará precisa demais disso.
Responder
Reportar
hace 2 años
Tô muito animado pra isso! Vamos nessa pessoal!!!!
Responder
Reportar
hace 2 años
nossas florestas precisam ser defendidas e no Ceará existe uma grande necessidade de proteção
Responder
Reportar
hace 2 años
Empolgada!
Responder
Reportar
hace 2 años
Iniciativa importante
Responder
Reportar
hace 2 años
Uma ótima idéia, o Ceará precisa de uma brigada ambiental ???
Responder
Reportar
hace 2 años
Uma ideia ótima, todo o Ceará precisa de uma brigada ambiental!!!
Responder
Reportar
hace 2 años